IFPR, Campus Paranaguá realizou uma audiência pública para apresentar projeto do portal aos moradores do bairro Porto Seguro – Campus Paranaguá

Obra servirá de elo entre os dois blocos da instituição e ajudará a valorizar imóveis no bairro

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizou uma audiência pública na noite de sexta-feira (12) para apresentar aos moradores do bairro Porto Seguro o projeto de construção do portal de entrada do campus Paranaguá. Participaram diretores do IFPR e representantes da Prefeitura, além de três vereadores, líderes comunitários e moradores do bairro.

O encontro serviu para dar satisfação aos moradores sobre o tapume colocado para erguer a nova construção. De acordo com o diretor geral do campus Paranaguá, Marco Aurélio Visintin, a idéia era consultar a comunidade sobre a edificação da obra e informar sobre futuras construções no interior do campus.

Ele pediu o apoio da comunidade e destacou os pontos positivos da construção, que vai disciplinar o tráfego, embelezar a entrada do campus e valorizar os terrenos no Porto Seguro. Além do prédio atual do IFPR, outro bloco está sendo construído ao lado para abrigar aulas e outras atividades no interior do campus.

O secretário municipal de Urbanismo e Regularização Fundiária, Juliano Elias, explicou que o bairro passará por novas mudanças em breve. O acesso utilizado por todos para entrar e sair do bairro não é considerado rua porque foi aberto de maneira irregular.

“O Plano Diretor de Paranaguá prevê a abertura de uma nova rua para servir como acesso principal ao bairro Porto Seguro. No entanto, ações movidas na Justiça retardam o processo e o trabalho não pode feito enquanto não houver uma decisão judicial sobre o caso”, disse o secretário.

Enquanto isso, a rua utilizada atualmente pelos moradores está localizada dentro da área do IFPR, o que atrapalha a expansão da escola federal. Ainda assim, a direção promoveu a audiência pública, dando oportunidade a todos os moradores presentes de expor seu pensamento sobre a questão. O diretor Visintin garantiu que os moradores não serão prejudicados.

“Independente das ações judiciais, o bairro vai ganhar um belo portal, localizado entre as duas ruas que atualmente dão acesso a todo o Porto Seguro. Com o tempo, esse portal passará a ser acesso exclusivo ao campus Paranaguá do IFPR”, disse o diretor, explicando que a expansão prevê, além do segundo bloco em construção, um laboratório de informática e um ginásio de esportes. No geral, os moradores do bairro gostaram da proposta e a maioria assinou a ata da audiência pública.

As obras do segundo bloco têm previsão de conclusão em pouco mais de 30 dias e a inauguração está prevista para abril de 2010. Após a inauguração, começa a fase de licitação para as obras do laboratório e do ginásio, faltando apenas confirmar se os processos serão licitados juntos ou separadamente, de acordo com o professor Izaías Costa Filho.

Entre as autoridades presentes à audiência pública estavam os vereadores Eduardo Francisco de Oliveira, o Edu (PSDB), Sandra Luzia Lopes dos Santos de Souza (PP) e Carlos Roberto Frísoli (PTB), além de Luiz Afonso Ribeiro da Silveira, representando a Associação dos Pais de Alunos do IFPR.

Jornalista: Alexandre Motta (www.paranagua.pr.gov.br)