IFPR e Paranaguá firmam convênio para implantação de rádio educativa no município – Campus Paranaguá

RADIODIFUSÃO EDUCATIVA

Reitor em exercício, Paulo Yamamoto, assina termo de cooperação; ao lado, prefeito Marcelo Roque e secretária de Comunicação Camila Roque. Foto: Secom/Paranaguá.

Foi realizada, nesta quarta-feira (19), cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica entre o IFPR e a Prefeitura de Paranaguá para a implantação do sistema de transmissão da rádio educativa do Instituto no Palácio São José, sede administrativa da Prefeitura, que fica no Centro Histórico do município.

O sistema de transmissão a ser instalado no imóvel do município é composto por torre, transmissor e antena, entre outros dispositivos de radiodifusão. O local foi escolhido após análise técnica, que apontou que, para que o sinal da emissora possa chegar à totalidade da população urbana do município, a melhor localização para a implantação da torre e da antena seria no Centro de Paranaguá.

Por meio do convênio, que é sem repasse de recursos entre os parceiros, a Prefeitura de Paranaguá fará a cessão não onerosa de espaço no imóvel do município por um período de 20 anos, podendo ser prorrogada. Em contrapartida, com a emissora em funcionamento, o IFPR oferecerá ao Município participação na grade de programação para a exibição de conteúdos próprios (produzidos ou contratados pela Prefeitura), entre outras possibilidades de desenvolvimento de projetos e ações conjuntas.

Confira notícia sobre esta parceria no site da Prefeitura de Paranaguá.

Rádio do IFPR em Paranaguá

O extrato do contrato de adesão de permissão, celebrado entre a União e o Instituto para a exploração do serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada com fins exclusivamente educativos em Paranaguá, será publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias. O documento já foi assinado pelo reitor do IFPR e pelo ministro de Estado das Comunicações. Após a publicação do extrato, o prazo para que a emissora entre em funcionamento é de 180 dias.

A rádio do IFPR em Paranaguá ocupará a frequência 106,3 Mhz e atenderá a totalidade da população urbana da cidade. Também serão beneficiados os municípios de Antonina, com 30% da população coberta; Guaraqueçaba (12,7%), Pontal do Paraná (6,2%) e Morretes (4,4%).

Por meio da radiodifusão educativa, o IFPR proporcionará à população paranaense acesso a programação educativo-cultural de qualidade, sem finalidade lucrativa, com foco na divulgação educacional, cultural, pedagógica e de orientação profissional, conforme preconiza a legislação.