IFPR inicia primeiro projeto de extensão contemplado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras da SETI/PR – Campus Paranaguá

PROJETOS

O IFPR Campus Paranaguá iniciou a execução do Projeto “Litoral Agroecológico: Apoio Interinstitucional ao Desenvolvimento da Agroecologia no Litoral Paranaense”, o primeiro contemplado no Programa Universidade Sem Fronteiras (SETI/PR) a ser executado pelo IFPR.

O Programa Universidade Sem Fronteiras – USF tem por objetivo executar uma política de extensão nas instituições públicas e/ou privadas, sem fins lucrativos que praticam a disseminação de conhecimentos via projetos de extensão, priorizando o financiamento de projetos que serão executados em áreas consideradas estratégicas. Os projetos aprovados pelo USF são financiados  pela Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), vinculada à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/SETI do Estado do Paraná.

O Projeto “Litoral Agroecológico” foi submetido em 2018 pelo IFPR Campus Paranaguá ao edital USF/SETI 07/2017 no subprograma “Agricultura Familiar e Agroecologia” e foi o único do IFPR contemplado neste edital. É fruto de articulações interinstitucionais no litoral do Paraná que há tempos vem buscando potencializar ações em Agroecologia já existentes e outras que serão desenvolvidas a partir de agora.

O Programa USF visa contemplar com bolsas principalmente profissionais recém-formados, assim como estudantes de graduação, rompendo fronteiras no processo de formação profissional de graduandos/graduados. Em 2018 foi realizada Seleção de Bolsistas do Projeto Litoral Agroecológico, com dois bolsistas aprovados e que já estão em atuação, a Engenheira Agrônoma Camila Modena e o estudante de Tecnologia em Agroecologia Diogo Caimã Cohenca. No momento está ocorrendo a seleção de mais bolsista através do Edital 36/2019 (SETI/PR – 2019).

O projeto tem como objetivo principal desenvolver e fortalecer articulações entre agricultores/as, organizações da sociedade civil e instituições de ensino, pesquisa, assistência técnica e extensão rural que já atuam com Agricultura Familiar e Agroecologia no litoral paranaense, visando constituir uma Rede de Unidades de Referência na região. Dentre as ações do projeto, inclui: sistematizar e divulgar experiências e informações sobre Agroecologia no litoral; executar levantamento, mapeamento e diagnóstico de propriedades orgânicas certificadas, agroecológicas e agroflorestais na região; realizar atividades de formação e promoção da Agroecologia, inclusive de incentivo à comercialização/consumo de produtos orgânicos.

Maiores informações pelo e-mail agroecologia.paranagua@ifpr.edu.br  e na fanpage: https://www.facebook.com/litoralagroecologico/