EVENTOS

II Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez é realizado com sucesso

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Pesquisadores de 17 países apresentaram resultados de trabalhos sobre o xadrez como objeto de estudo científico

 

Foi com muito sucesso e participação expressiva de especialistas, que foi realizado por videoconferência, entre os dias 23 e 26 de novembro, o II Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez. Organizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), o evento teve como propósito proporcionar um espaço para a divulgação e discussão de pesquisas científicas acerca do jogo de xadrez.

O Encontro teve a participação de 101 ouvintes, 41 palestrantes e 10 conferencistas. Participaram representantes de 17 países: Alemanha, Angola, Argentina, Armênia, Brasil, Chile, Colômbia, EUA, Índia, Inglaterra, Irlanda, Moçambique, Nicarágua, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

 

Conferencistas de classe internacional

A realização por videoconferência permitiu a participação de diversas das maiores autoridades na área:

  • Smbat Lputian, da Armênia, presidente de xadrez em educação da FIDE, destacou a importância do Encontro de Pesquisadores para o mundo inteiro, dada a relevância que o xadrez na educação vem obtendo. 
  • Kevin O’ Connell, da Irlanda, apresentou pesquisa sobre o uso de psicomotricidade para o ensino de xadrez para crianças. 
  • O GM brasileiro Jayme Sunye, apresentou seus projetos para o desenvolvimento do xadrez no Paraná e no Brasil. 
  • Fernand Gobet, da Inglaterra, discorreu sobre as tendências de pesquisas sobre xadrez. 
  • Carlos Maury Escalante do Peru apresentou sua experiência com xadrez social e terapêutico. Vahan Sargsyan, da Armênia, apresentou as pesquisas realizadas no “Research institute of Chess”. 
  • Uvencio Blanco, da Venezuela, falou sobre habilidades intelectuais e desenvolvimento da competência especializada em jovens enxadristas. 
  • Claudia Amura, da Argentina, discorreu sobre o xadrez escolar em tempos de pandemia.
  • Claudio Sato do Brasil falou sobre oportunidades de financiamento para projetos sociais de xadrez.

As conferências estão disponíveis no sítio do evento: https://fexpar.com.br/ii-encontro-internacional-de-pesquisadores/

 

Comunicações Orais e Relatos de Experiência

Os autores submeteram inicialmente resumos para as suas apresentações. Após o evento poderão submeter artigos completos para publicação em edição de revista científica sobre o evento. Foram apresentados os seguintes trabalhos:

AUTOR PAÍS TÍTULO
ANTÔNIO MANOEL LIMA DE HOLANDA BRASIL XADREZ ESCOLAR E NEUROCIÊNCIAS
ANTÔNIO MANOEL LIMA DE HOLANDA BRASIL XADREZ ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO
ANTÔNIO MANOEL LIMA DE HOLANDA BRASIL MÉTODO HOLANDACHESS, DE TREINAMENTO ESCOLAR
ANTÔNIO MANOEL LIMA DE HOLANDA BRASIL XADREZ É ESPORTE?
CLAUDIONOR NUNES CAVALHEIRO BRASIL PROJETO DE ENSINO: “UM XEQUE MATE NA PANDEMIA”
CRISTIANA FIUSA CARNEIRO BRASIL ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS COM O JOGO DE XADREZ
DOUGLAS LEVI RODRIGUES BRASIL O XADREZ COMO COMPONENTE CURRICULAR DA BASE DIVERSIFICADA NA E. E. GOV. JOSÉ FRAGELLI (ESCOLA PLENA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
EDUARDO JOSÉ MENEGOTTO BRASIL XADREZ: EDUCANDO SABERES
ERALDO TRINDADE VIEIRA JUNIOR BRASIL ATIVIDADES ENXADRÍSTICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
FATIMA LUCIA BISPO SANTOS BRASIL HERÓIS DO TABULEIRO: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO
GERALDA DE FATIMA NERI SANTANA BRASIL XADREZ PARA TODOS
IANDRA PAVANATI BRASIL A ASCENSÃO DO XADREZ ONLINE DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: REINVENTANDO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
JAYLSON JAVIER SILVA DE ARAUJO BRASIL XADREZ COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO: ATIVIDADE ENXADRÍSTICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA ITABOCA
JAYLSON JAVIER SILVA DE ARAUJO BRASIL O ENSINO DA PRÁTICA ESPORTIVA DO XADREZ NA PERIFERIA DO MUNICÍPIO CASTANHAL-PA: COMPANHEIRISMO, DESAFIO E SUPERAÇÃO
JOAN MANUEL GATICA NAVARRETE CHILE PROYECTOS DE AJEDREZ EDUCATIVO, EN MODALIDAD CURRICULAR, EN DOS ESCUELAS DE CHILE
LEO DE ANDRADE BRASIL INTERVENÇÕES COM O JOGO DE XADREZ PARA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DE DEPENDENTES QUÍMICOS – RELATO DE CASOS
LILIAN MARI MARCONDES CESAR TOGNOLI BRASIL XADREZ, UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA EM FAMÍLIA.
LILIAN MARIA RIBEIRO DE CARVALHO BRASIL O XADREZ E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR : UMA RELAÇÃO CORPORAL.
MARÇAL JÁCOMO MONTANARIN LOMBARDI BRASIL XADREZ COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO EM COLÉGIO PÚBLICO DE PARANAGUÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ONEIDE DE SOUZA FIGUEIREDO BRASIL FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE XADREZ PARA DEFICIENTES VISUAIS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
PAULO GIOVANNI DE ALMEIDA NICOLINI BRASIL “EXPERIÊNCIA COM ENSINO PARTICULAR DE XADREZ PARA ADOLESCENTE COM TEA”
VINICIUS SILVA RODRIGUES DOS SANTOS BRASIL METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE XADREZ NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
VÍTOR MANUEL BARROSO CARDOSO PORTUGAL A IMPLEMENTAÇÃO DO XADREZ NAS ESCOLAS DE FELGUEIRAS (2017 – 2020)
ADRIANA SOELY ANDRÉ DE SOUZA MELO BRASIL O XADREZ NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: O XADREZ PEDAGÓGICO
ADRIANA SOELY ANDRÉ DE SOUZA MELO BRASIL O XADREZ E O PROCESSO DE ESCRITA EM SALA DE AULA
ANTÓNIO RAMOS SILVA PORTUGAL MODELING HUMAN DECISION MAKING IN CHESS USING THE SEF STACKED SYSTEMS ARCHITECTURE.
AUGUSTO CLAUDIO SANTA BRIGIDA TIRADO BRASIL ANÁLISE FUNCIONAL DO WEBSITE LICHESS E A VIABILIDADE PARA O ENSINO HÍBRIDO
AUGUSTO CLAUDIO SANTA BRIGIDA TIRADO BRASIL ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE XADREZ E EDUCAÇÃO: UTILIZAÇÃO DO METHODI ORDINATIO
CLEITON MARINO SANTANA BRASIL BENEFÍCIOS DO XADREZ PARA CRIANÇAS
CLEITON MARINO SANTANA BRASIL PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU REALIZADAS NO BRASIL QUE UTILIZARAM O JOGO DE XADREZ
DULCINEIA BETTI FILIPPINI BRASIL O OLHAR PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS AULAS DE XADREZ NA REDE MUNICIPAL DE FRANCISCO BELTRÃO
EBENEZER JOSEPH ÍNDIA MALLEABILITY OF INTELLIGENCE THROUGH CHESS TRAINING — A TWO YEAR EMPIRICAL STUDY
EBENEZER JOSEPH ÍNDIA THINKING OUT OF THE BOX, ENHANCING CREATIVITY AND DIVERGENT THINKING THROUGH CHESS TRAINING
EMERSO NUNES BRASILINO BRASIL O XADREZ HUMANO: UMA ABORDAGEM TECNOLÓGICA SOCIAL E SOCIODRAMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ÂMBITO ESCOLAR.
JUAN BLANCO VENEZUELA EL AJEDREZ DESARROLA EL PONTENCIAL COGNITIVO EN INFANTES
KARISTON PEREIRA BRASIL O RACIOCÍNIO ABDUTIVO NO JOGO DE XADREZ: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CRIATIVIDADE E CONHECIMENTO
KÜCHELMANN, THOMAS ALEMANHA MULTIMODAL OBSERVATION OF CHESS PLAYERS – HOW TO PERFORM EXPERIMENTS AND TO EVALUATE DATA
MARCELIANO DA CONCEIÇÃO CORREIA VICTOR “MBECO “ ANGOLA ESCOLA MACOVI SPORT CLUB: UMA ENTIDADE SOCIAL VOLTADA À MASSIFICAÇÃO DO XADREZ EM LUANDA – ANGOLA.
MÍRIAM CRISTINA ZAIDAN MOTA BRASIL ABORDAGEM NEUROPSICOLÓGICA DO XADREZ EM AMBIENTE OCUPACIONAL
PAULO DE BARROS VIEIRA JÚNIOR BRASIL PERSPECTIVA DE UMA NOVA METODOLOGIA DE ENSINO DO XADREZ: UMA ANÁLISE SOBRE A PROPOSTA DO LIVRO “CHESS SCHOOL”
PAULO GIOVANNI DE ALMEIDA NICOLINI BRASIL “POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DE AULAS DE XADREZ A PARTIR DO LIVRO ‘AJEDREZ INTEGRAL’ (CUBA)”
PAULO GIOVANNI DE ALMEIDA NICOLINI BRASIL “A INSERÇÃO DO JOGO DE XADREZ EM ESCOLAS E SEU ASPECTO ÉTICO-POLÍTICO”
PAULO VIRGILIO RIOS RODRIGUEZ BRASIL TEORIA ATOR REDE NO PROJETO DE XADREZ DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
PAULO VIRGILIO RIOS RODRIGUEZ BRASIL O JOGO DE XADREZ COMO ESPORTE E LAZER
RONALDO ANDRÉ LOPES BRASIL O ENSINO DE XADREZ EM UMA ESCOLA PÚBLICA: O JOGO DE TABULEIRO COMO UMA POSSIBILIDADE ESPORTIVA E RECREATIVA
VINICIUS SILVA RODRIGUES DOS SANTOS BRASIL FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE XADREZ: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – PR
FRANCISCO JAVIER JAIMES FRANCO COLÔMBIA APRENDA A DESARROLLAR Y FORTALECER LAS HABILIDADES MENTALES Y SOCIALES DE UNA MANERA DIVERTIDA MENTE JUGANDO AJEDREZ
WILLIAM BART EUA INSIGHTS ON TEACHING CHESS TO UNDERGRADUATE UNIVERSITY STUDENTS
WILLIAM BART EUA INSIGHTS ON TEACHING CHESS TO ELDERLY CITIZENS

 

Mesa redonda

O Encontro terminou com uma mesa redonda aberta a todos os participantes para se identificarem as lições aprendidas, assim como elencar os pontos positivos e/ou negativos do evento, e assim trabalhar em melhorias para as próximas edições. Os congressistas manifestaram satisfação com a qualidade das conferências e dos trabalhos apresentados. A realização por videoconferência proporcionou a oportunidade de maior participação por parte de todos, não importando a distância geográfica. Os participantes tiveram oportunidade de interagir com os autores de forma muito satisfatória. 

Os participantes entendem que deve ser realizado um terceiro encontro internacional de pesquisadores sobre xadrez em 2021, pois desejam participar novamente de uma nova edição do evento. Sugeriu-se que o próximo encontro seja híbrido, ou seja, tenha uma parte presencial e outra por videoconferência.

 

Organização

O evento foi organizado pelo Instituto Federal do Paraná, com a colaboração da UFPR, da FEXPAR, da CBXE, CBEM, UDESC e vários enxadristas que estão dispostos a trabalhar em prol do xadrez ciência.

A comissão organizadora contou com os seguintes integrantes: Doutor Valério Brusamolin (IFPR), Mestre Cleiton Marino Santana, Mestrando Emerson Nunes Brasilino (IFPR) e Mestrando Paulo Virgílio Rios Rodriguez (IFPR).