Licenciatura em Ciências Sociais

Licenciatura em Ciências Sociais

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O CURSO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), nasceu do antigo Setor Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, no final de 2008, e está construindo em seu projeto político pedagógico uma experiência diferenciada cujo objetivo está em atender as demandas mais urgentes nos quadros de formação profissional, como também solidificar a construção e difusão do conhecimento cientifico e técnico nas mais diferenciadas frentes de atuação profissional.

Os objetivos para a criação do IFPR – Campus Paranaguá, município litorâneo paranaense, que congrega em sua área de polarização os municípios de Guaratuba, Matinhos, Guaraqueçaba, Morretes, Antonina e Pontal do Paraná, em atividade desde Agosto de 2008, é a tradução dos desafios engendrados pela criação dos Institutos Federais no seu plano mais geral, sobretudo para convergir iniciativas no âmbito local e regional, sem se desvincular dos aspectos globais do mundo do trabalho.

A região, em sua grande extensão, voltada a setores produtivos sazonais, apresenta carências históricas, sociais e econômicas, que imprime no cotidiano de sua populaçãodemandas sem precedentes em diversas áreas de formação profissional e, naquilo que concerne aos objetivos dos Institutos Federais, a formação de professores.

A retomada do ensino de Sociologia enquanto componente curricular obrigatório do Ensino Médio está amparado na Resolução CNE/CEBNº 1, de 15 de maio de 2009, com base na Lei nº 11.684/2008, que alterou a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Esta resolução determinou a inclusão obrigatória do ensino de Sociologia em todas as séries até 2011.

Como exemplo, entre os 70 (setenta) docentes das Escolas Estaduais do litoral paranaense, somente dois possuem formação específica; no cômputo total do Estado do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação informa que para cumprir a legislação seriam necessários cerca de 1500 (mil e quinhentos) novos docentes de sociologia.

O olhar para a macrorregião, numa compreensão abrangente de território, aponta indícios de uma necessidade ainda maior, considerando que as únicas instituições públicas que oferecem o curso de Ciências Sociais na região são a UFPR, em Curitiba e a UFSC, em Florianópolis. Tal quadro indica que o Curso de Ciências Sociais com habilitação em Sociologia em funcionamento no Campus Paranaguá, seria uma alternativa considerável para os estudantes de toda a região.

Assim sendo, o objetivo geral do curso de Licenciatura em Ciências Sociais visa a formação de profissionais capacitados para atuarem no ensino de sociologia, promovendo a interação dessa ciência com as outras áreas do conhecimento e com o mundo tecnológico.

Objetivos específicos do curso:

– Formar professores de sociologia para atuarem no Ensino Médio atendendo a demanda desses profissionais no litoral paranaense, bem como no âmbito da esfera estadual e nacional;

– Formar professores capacitados a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino-aprendizagem da sociologia clássica e contemporânea;

– Formar profissionais capazes de dominar novas tecnologias e utilizá-las na sua prática pedagógica.

Os novos desafios podem ser exemplificados pela ação do governo federal que decidiu colocar em prática o que estava prescrito pela LDB de 1996 que procurou assegurar a “definição de currículos próprios da Licenciatura que não se confundam com o Bacharelado, ou com a antiga formação de professores que ficou caracterizada como modelo ‘3+1’”. Nesse sentido, cumprindo uma lei que nunca foi realmente implantada, pois a visão corrente nas instituições públicas era a de que as licenciaturas eram cursos de menor importância, tanto que as disciplinas ditas “pedagógicas” eram de responsabilidade da área da educação. Fazendo que as habilitações de licenciatura, ao terem sua carga horária teórica total, em geral, menor que as habilitações em bacharelado, enfraqueciam a base formativa do futuro profissional. Por outro lado, a criação de um curso de licenciatura em ciências sociais na cidade de Paranaguá representa o desafio de contribuir, não apenas, para o desenvolvimento socioeconômico da região litorânea do Paraná, mas também com fonte de pesquisas sobre a rica diversidade cultural, social e histórica que a região apresenta.

Apesar de compreendermos a especificidade da atividade do profissional de ensino, contudo, não vemos estas como a diferença entre quem produz e quem reproduz o conhecimento, são em realidade atividades complementares. Teríamos entre estas atividades apenas uma diferença de função social e/ou de ênfase pedagógica. Dessa forma, a pesquisa deve ser a atividade norteadora da formação cientifica, seja no bacharelado ou na licenciatura.

Assim, como consta nas Diretrizes Curriculares (Parecer nº 492/2001-CNE/CES), o perfil do formando em ciências sociais deve habilitá-lo tanto para atuar como professor de ensino fundamental, médio e superior, como também para atuar como pesquisador nas áreas acadêmica e não acadêmica, assim como trabalhar com planejamento, consultoria, assessoria e formação de recursos humanos junto a empresas públicas, privadas, organizações não governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais etc.

Assim, o futuro profissional deveria estar apto a:

a)      elaborar, supervisionar, orientar, coordenar, planejar, programar, implantar, controlar, dirigir, executar, analisar ou avaliar estudos, trabalhos, pesquisas, planos, programas e projetos atinentes à realidade social;

b)      ensinar Sociologia Geral ou Especial, nos estabelecimentos de ensino, desde que cumpridas as exigências legais;

c)      assessorar e prestar consultoria a empresas, órgãos da administração pública direta ou indireta, entidades e associações,  relativamente à realidade social;

d)      participar da elaboração, supervisão, orientação, coordenação, planejamento, programação, implantação, direção, controle, execução, análise ou avaliação de qualquer estudo, trabalho, pesquisa, plano, programa ou projeto global, regional ou setorial, atinente à realidade social e política.

Pensando nestas alternativas, nossa proposta de curso visa ao mesmo tempo fornecer uma densa base teórica dada pelas ciências sociais, como também incorporar os conhecimentos dados pelas disciplinas pedagógicas e também pelas práticas e métodos de ensino.

Espera-se, assim, do futuro formando que domine os conceitos, teorias e métodos próprios da sociologia, da antropologia e da ciência politica, bem como da nova área das relações internacionais, além das áreas correlatas das outras ciências humanas, da filosofia e da história. Que seja capaz de incorporar criticamente os ensinamentos dos autores clássicos e contemporâneos das ciências sociais, sabendo ao mesmo tempo compreender as estruturas gerais que ligam o indivíduo, os grupos sociais à sociedade, como também as especificidades de nossa identidade e instituições nacionais e locais. A complexidade dos fenômenos da mundialização capitalista exige do futuro cientista social as habilidades de compreender as continuidades e rupturas em relação aos períodos pregressos da nossa história.

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INFORMAÇÕES GERAIS


PERÍODO DO CURSO: Noturno INÍCIO: 18h45min. TÉRMINO: 23h05min.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.152 horas.

DURAÇÃO DE 4 ANOS.

NÚMERO DE VAGAS: 40