Paranaguá sedia encontro que discute América Latina
Publicado em
Nos dias 19 e 20 de setembro, o Câmpus Paranaguá sedia o V Encontro da Rede Internacional Câmara Temática Territórios e Saberes Tradicionais na América Latina (Cepial) e I Encontro Internacional sobre Etnicidade e Populações Autóctones. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de julho, pelo e-mail cepial@ifpr.edu.br. A programação do evento contempla reuniões públicas e de grupos de trabalho, apresentação teatral, exibições de filmes e documentários e três mesas redondas.Os temas das mesas redondas, que contarão com a moderação de professores do IFPR terão como temas: “Populações tradicionais: territorialidades, conflitos e sustentabilidades”, “Territórios tradicionais: diferentes usos, resistências e perspectivas” e “Apropriação, usos do território e práticas sociais diferenciadas”. A palestra de abertura, com o professor chileno Juan Carlos Skewes terá como tema “Y si no es lo étnico, ¿qué es?Las contradicciones políticas en la agonía del multiculturalismo“.
Cepial
A Rede Internacional Cepial tem como objetivo aproximar instituições e pessoas latino-americanas, fortalecendo o diálogo e ações conjuntas que visem o apoio ao desenvolvimento sustentável da América Latina e dos povos que vivem em situações de vulnerabilidade social. As diversas instituições participantes da Rede são vinculadas aos setores não governamentais, governamentais, movimentos sociais e representantes do terceiro setor. Estas instituições propõem produzir conhecimento por meio da publicação e lançamento de livros, artigos, documentários e exposições; atuar com ações e projetos que visem à ampliação dos espaços democráticos, fomentar mecanismos de solidariedade e de cooperação entre esses diversos atores, fortalecendo assim os mecanismos da integração social, política, educacional e cultural latino-americana.
Os interessados em participar do evento devem especificar no ato de inscrição se irão como ouvintes ou realizarão a apresentação de banners.
A programação do evento e outras informações estão disponíveis no endereço https://antoniomarciohaliski.blogspot.com.br/.