Publicado em
Mais uma tecnologia desenvolvida no Instituto Federal do Paraná Campus Paranaguá teve seu pedido de patente depositado no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, no dia 23/03/2020.
O projeto trata de uma Tecnologia Assistiva voltada ao ensino de programação para pessoas com comprometimento da visão. O trabalho foi desenvolvido pelo aluno Ilan Francisco da Silva, do curso Técnico em Informática e do aluno João Rafael Stopinski Triaquim, do curso Técnico em Mecânica, ambos da turma de 2015. A orientação do trabalho foi do professor Rafael Rogora Kawano e a coorientação do professor Hugo Alberto Perlin.
Com o depósito do pedido de patente, os próximos passos envolvem a busca por uma empresa interessada na fabricação do equipamento, sob licença do IFPR. Com isso, uma importante tecnologia estará a disposição da sociedade e com possibilidade de retorno de recursos financeiros à instituição, provenientes de royalties do licenciamento.
Esta é a quarta tecnologia desenvolvida no campus que foi matéria de pedido de patente e a quadragésima primeira de todo IFPR. O campus abriu a série de depósitos de pedidos de patentes do IFPR, com o depósito do primeiro pedido de patente em 2017.