Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) será apresentado nesta segunda-feira, 24 de junho, às 15h – Campus Paranaguá

Notícias

Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) será apresentado nesta segunda-feira, 24 de junho, às 15h

Publicado em

Copiado!

O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB/UFPR) e o Comitê Gestor Municipal convidam para a Apresentação do projeto de extensão Paranaguá sem Risco, o qual contempla a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O evento será realizado no dia 24 de junho de 2024 às 15 horas no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR, localizado na Rua XV de novembro, 575 – Centro Histórico. 

O plano está sendo financiado pela Secretaria Nacional de Periferias (SNP), vinculada ao Ministério das Cidades, com gestão financeira da Fundação da Fiocruz – FIOTEC e execução pela UFPR. A iniciativa faz parte do Projeto Multicêntrico de Pesquisa-Ação e Inovação, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a SNP e FIOTEC, com a parceria de uma rede de 16 universidades que irão elaborar, ao todo, 20 PMRRs, em municípios de diversas regiões do Brasil. 

No Paraná, a UFPR elaborará além do PMRR de Paranaguá, o plano do município de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, tendo como parceiros o Instituto Federal do Paraná (IFPR-Campus Paranaguá), o Centro de Apoio Científico em Desastres (CENACID/UFPR) e o Grupo de Estudos em Geotecnia (GEGEO/UFPR). 

O projeto teve início em abril de 2024 e tem duração de 18 meses. No início de junho, a equipe técnica realizou a primeira entrega, referente ao plano de trabalho do projeto. Nos próximos meses será realizada a mobilização social para o mapeamento de riscos das comunidades prioritárias e oficinas participativas. 

Durante o evento, será realizada uma breve apresentação do escopo do PMRR e do trabalho inicial de identificação de áreas prioritárias para o mapeamento e, na sequência, será aberto espaço para escuta das instituições e da comunidade local quanto aos processos perigosos identificados no município e as contribuições para o planejamento do mapeamento. 

Topo