Presidente Lula entrega da placa de inauguração do Campus Paranaguá em Brasilia. – Campus Paranaguá

Na tarde da última segunda-feira, dia 1º de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, de forma simultânea, 78 escolas federais de educação profissional. No Paraná foram inaugurados três campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR), nas cidades de de Londrina, Foz do Iguaçu e Paranaguá. As escolas fazem parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, implantada em 2005. A cerimônia foi realizada no Brasília Alvorada Hotel (DF), e transmitida para todo país pela TV MEC e TV NBR.

Outras 99 escolas estão em obras e devem ficar prontas até o final do ano. O número total de campi da educação profissional chegará a 380 até o final do ano e mais de 500 mil vagas. Os investimentos ultrapassam a casa de R$ 1,1 bilhão.

As 78 escolas inauguradas nesta segunda-feira representam um investimento inicial de R$ 175 milhões, entre construção, equipamentos e mobiliário. Destas 78 unidades, 32 já estão em funcionamento, com mais de 8 mil estudantes matriculados. As demais começam a funcionar a partir de março. Quando estiverem em pleno funcionamento, essas novas escolas poderão atender juntas a quase 100 mil alunos com cursos técnicos de nível médio, licenciaturas e superiores de tecnologia.

Representantes

Estiveram presentes neste evento, representado o Campus Paranaguá o Diretor Geral Marco Aurélio Visintin, representando a prefeitura de Paranaguá Sr. Luiz Afonso e representando a comunidade de Paranagua o Vereador Frísoli.