PROEJA FIC
Publicado em
No dia 18 de Agosto aconteceu a aula inaugural para os alunos da EJA do PROEJA FIC. Esses alunos irão participar do 1º Curso Técnico em Aquicultura oferecido pelo Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá.
Na ocasião estavam presentes o Vice-Prefeito Rubens da Veiga, sua esposa Cleusa da Veiga, a Secretária Municipal de Educação Prof.ª Maria Ângela Vella Batistella, a Prof.ª Iva Lindner, Diretora da Escola M. Luiz Antônio Amatuzzi de Pinho, com a equipe de professores, alunos e demais funcionários da Educação de Jovens e Adultos.
A secretária Maria Ângela falou da importância desta parceria com o Instituto Federal do Paraná, e que ao longo de mais de um ano foram realizadas reuniões para a implantação deste curso Técnico em Aquicultura – PROEJA-FIC. Nessa primeira etapa somente dois municípios do Paraná foram beneficiados, sendo assim a Secretária pediu a todos muito empenho e dedicação, pois o curso proporcionará conhecimentos que serão essenciais para a formação profissional. Ressaltou também que essa parceria só foi firmada devido ao interesse e dedicação do Sr. Prefeito Gimenes, que tem como uma de suas prioridades a educação, e está sempre preocupado em beneficiar a população com oportunidades que possam contribuir para uma melhora significativa na vida profissional dos educandos. O Vice-Prefeito Rubens da Veiga enfatizou que a Administração Municipal continuará buscando parcerias e trazendo cursos para capacitar ainda mais os nossos munícipes. A aula inaugural foi ministrada pela Sra. Isabel Cavallet coordenadora do curso de aquicultura do Instituto Federal do Paraná e pelo Oceanógrafo André Pereira Cattani do Centro de Estudos do Mar de Pontal do Sul. O curso Técnico em Aquicultura é direcionado ao conhecimento básico da produção de organismos aquáticos e a exploração racional dos recursos pesqueiros marinhos. Os alunos serão capacitados para adequar as aplicações técnicas às dimensões ambientais, sociais, tecnológicas e a legislação vigente. Além disso, executarão todas as atividades de manejo, controle laboratorial, manipulação de equipamento, monitoramento ambiental, beneficiamento e processamento do pescado com controle sanitário. Aproveitando a oportunidade, a Diretora da Escola entregou aos alunos o Kit Escolar contendo mochila e demais materiais escolares que é entregue todos os anos pela prefeitura municipal.