Projetos do Campus Paranaguá estão selecionados para a etapa nacional do Prêmio Técnico Empreendedor 2010. – Campus Paranaguá

No dia 06 de novembro, foi divulgado pelo site do MEC (https://portal.mec.gov.br), o resultado das equipes classificadas, para a etapa Nacional do PRÊMIO TÉCNICO EMPREENDEDOR. A região Sul do Brasil teve 09 projetos selecionados, sendo que dois foram do IFPR – Campus Paranaguá, o Projeto Selo Azul Marinho (SEA) – Implantação de Mecanismos de Certificação aos Produtos da Pesca Artesanal do Litoral Paranaense: Pescando Renda, Qualidade e Sustentabilidade do Mar Brasileiro, da turma de Aquicultura, com os alunos Giulia Helena Martins Pereira, Nicole Centurion e Gabriella da Cruz Ruppert sob a orientação do Prof. Cláudio Dybas da Natividade e o Projeto O Uso do Tijolo Ecológico no Município de Paranaguá, com os alunos Eduardo Ramos Maciel, Lilian Ayumi Seino e Rafaela Sezerino sob a orientação do Prof. Marluz Fernando Jonsson. Ambas classificaram-se em seus respectivos temas Inclusão Social e Livre e ainda ganharam como prêmio R$ 2.000,00 e Certificados, pela classificação na etapa regional.

A etapa nacional terá os resultados divulgados no dia 16. A solenidade de premiação está marcada para 7 de dezembro, em Brasília. O primeiro colocado receberá R$ 8 mil; o segundo, R$ 6 mil e o terceiro, R$ 4 mil. Os professores orientadores dos projetos receberão R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil.

Desde 2002, o prêmio Técnico Empreendedor destaca iniciativas de estudantes de cursos técnicos e tecnológicos de instituições públicas. Os critérios de classificação levam em consideração a possibilidade de o projeto se tornar um bom negócio, a viabilidade financeira e social, os benefícios para o meio ambiente e os processos e procedimentos técnicos e operacionais.

O concurso resulta de parceria entre os ministérios da Educação e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco do Brasil.