Visita ao campus IFRS Restinga
Publicado em
Nos dias 12 e 13 de agosto um grupo de gestores do IFPR fez o que chamamos de benchmarking* na sua melhor forma.
Nosso diretor geral Roberto Teixeira Alves, acompanhado dos diretores gerais dos campi de Palmas, Luciano Martignoni, de Paranavaí, José Barbosa Dias Junior e do diretor administrativo do campus Curitiba, Rogério Domingos de Siqueira estiveram em visita ao IFRS, campus Restinga (em Porto Alegre) com o intuito de conhecer melhor o modelo de gestão administrativa e educacional que se faz por lá.
Durante a visita, nosso diretor Roberto e os demais gestores puderam observar um modelo descentralizado de gestão administrativa e educacional, onde a reitoria (do IFRS) se ocupa das macropolíticas e deixa a cargo de cada um dos campi as decisões locais. Essa independência parcial traz ao campus uma maior celeridade administrativa, ou seja, as decisões do dia a dia são tomadas com maior agilidade e menos burocracia.
Além disso, o campus Restinga conta ainda com planejamento do orçamento participativo, onde a comunidade local e acadêmica tem participação nas decisões sobre as ações e gastos do campus.
Segundo a Direção Geral do Campus, a expectativa é iniciar com a máxima brevidade possível ampla de discussão para que boas práticas da Rede possam ser incorporadas e aplicadas no IFPR. O campus Restinga, assim como Paranaguá, dispõe de cursos técnicos e superiores.”
*Benchmarking – processo contínuo e sistemático que permite a comparação das performances das organizações e respetivas funções ou processos face ao que é considerado ‘o melhor nível’, visando não apenas a equiparação dos níveis de performance, mas também a sua ultrapassagem.