Campus Paranavaí é destaque em produção científica – Campus Paranavaí

Campus Paranavaí é destaque em produção científica

Foto: Glaucio Testa

O campus Paranavaí iniciou as atividades acadêmicas em agosto de 2010 e expandiu exponencialmente em infraestrutura, oferta de cursos, aumento no quadro de servidores e número de alunos atendidos ao longo do tempo. Atualmente, o campus de Paranavaí oferta cursos em todos os níveis de ensino, e atende 1.130 estudantes de aproximadamente 32 munícipios, com o quadro de servidores de 70 docentes e 45 técnicos administrativos.
A expansão ocorreu também na produção de conhecimentos científicos. De acordo com dados extraídos do SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública), o campus Paranavaí, em treze anos, já publicou mais de 800 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, e mais de 200 capítulos de livros e 2 solicitações de patente. Nos anos de 2021 e 2022, período pós pandemia da COVID-19, o campus produziu mais de 170 artigos científicos, mais de 70 capítulos de livros e/ou livros completos e 185 trabalhos apresentados em eventos científicos, demonstrando o empenho e produtividade dos servidores do campus Paranavaí mesmo com as dificuldades impostas pelo isolamento social.
Ressalta-se que as publicações bibliográficas são frutos de ações e projetos de ensino, pesquisa, extensão ou inovação desenvolvidos por docentes, técnicos e estudantes do IFPR e são de suma importância para promoção da inovação, melhoria do ensino e formação integral dos estudantes, relevância profissional dos servidores e estudantes, atração de recursos, credibilidade institucional e promoção de acordos e parcerias com instituições externas.
Atualmente o campus tem um total de 98 projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação sendo executados por docentes, técnicos administrativos e estudantes, que podem levar a soluções inovadoras para desafios locais, regionais e nacionais, beneficiando a comunidade e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e progresso científico.
Para conhecer os projetos desenvolvidos no campus acesse o portal da transparência SISCOPE disponível em: https://cope.ifpr.edu.br/transparencia.php