IFPR Campus Paranavaí será certificado com o Selo Social ODS EDU – Campus Paranavaí

Institucional

IFPR Campus Paranavaí será certificado com o Selo Social ODS EDU

Publicado em

Copiado!
Foto: Gláucio Testa

O Campus Paranavaí está presente na lista das 39 instituições de ensino brasileiras que serão certificadas com o Selo Social ODS EDU, ciclo 2023. A certificação é uma iniciativa do Instituto Selo Social em parceria com a Universidade de Brasília que visa reconhecer às instituições de ensino que demonstram alinhamento das suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, consequentemente, contribuem para o alcance da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” é um guia para a comunidade mundial e um plano de ação para direcionar o mundo para um caminho mais sustentável e resiliente. Este plano foi adotado na Cúpula da ONU em setembro de 2015 e constitui-se de 20 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, as quais visam a erradicação da pobreza e a promoção da vida digna para todos.

Neste ciclo foram cadastrados na plataforma do Selo Social 18 projetos/ações de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão desenvolvidos por docentes, técnicos administrativos e estudantes do campus Paranavaí. Os projetos/ações foram avaliados pela curadoria composta por especialistas e foram reconhecidos como ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e para o fortalecimento das ODS, destacando-se a ODS 4 – Educação de qualidade.

A certificação do campus Paranavaí com o Selo ODS EDU ressalta e demonstra o compromisso do IFPR de ofertar educação gratuita e de qualidade a todos de Paranavaí e região. Com a certificação, dados e ações desenvolvidas no campus serão divulgados na plataforma do Selo Social ODS EDU, para inspirar outras instituições a desenvolver ações que fortaleçam o desenvolvimento sustentável. Além disso, amplia possibilidades de parceria para o desenvolvimento de projetos, participação em editais, concorrer a premiações nacionais, além de compor um grupo de instituições comprometidas com os avanços dos indicadores locais.

A cerimônia para a entrega da certificação está prevista para março de 2024 na cidade de São Paulo.

Topo