Estudantes dos cursos integrados participam de visita técnica e cultural – Campus Paranavaí

Estudantes dos cursos integrados participam de visita técnica e cultural

Do dia 30/11/2023 ao dia 03/12/2023, 83 estudantes dos quartos e terceiros anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Agroindústria, Informática e Mecatrônica) do IFPR – Campus Paranavaí participaram da Visita técnica e cultural/viagem orientada com finalidade educativa à cidade de Curitiba/PR – 2023. Tal visita, que encontra respaldo nas normativas educacionais do IFPR e nos Projetos Pedagógicos (PPCs) dos cursos contemplados, é motivada por uma perspectiva educacional caracterizada pela interdisciplinaridade e pela formação integral do estudante.

De modo mais específico, os objetivos da visita foram: (I) promover a interdisciplinaridade por meio de contato direto com a paisagem e o espaço urbanos; (II) reconhecer os espaços da administração pública do Estado do Paraná; (III) vivenciar espaços de arte, cultura, ciência e tecnologia; (IV) conhecer a dinâmica e a produção urbana da capital do estado; (V) obter mais conhecimento dos espaços de sociabilidade típicos da rotina universitária; (VI) reconhecer aspectos histórico-geográficos referentes à configuração do espaço urbano; (VII) e desenvolver a capacidade de cooperação e de manifestação da solidariedade em grupo.

Para atingir esses objetivos, foram visitados a CEU – Fundação Casa do Estudante Universitário do Paraná, o Passeio Público, o Campus Botânico e Centro Politécnico da UFPR, os restaurantes Universitários da UFPR, o Museu de Ciências Naturais da UFPR, o Jardim Botânico, o Zoológico Municipal de Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer, a Praça Santos Andrade e o Largo da Ordem.

Os coordenadores da ação foram os professores Lucas de Melo Andrade, Ricardo Toshiyuki Kato e Rosemeire Carvalho da Silva, que também atuaram como professores guias/acompanhantes junto aos professores Ana Luiza de Oliveira Silva, Azuaite Aramis Schneider, Elizete Pinto Cruz Sbrissia Pitarchi Forcadell, José Augusto Teixeira, Luciana Yoshie Tsuchiya e Taynara Alcântara Cangussú. Agradecimentos precisam ser feitos ao Prof. José Barbosa Dias Júnior (Diretor Geral), ao Prof. Rafael Petermann (Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão) e a Dayane de Oliveira Gomes (Diretora de Planejamento e Administração) por terem viabilizado a visita por meio de recursos do Campus Paranavaí.