Estudantes são premiados na Olimpíada Nacional de Ciências – Campus Paranavaí

Estudantes são premiados na Olimpíada Nacional de Ciências

Três estudantes do Instituto Federal do Paraná – Campus Paranavaí foram premiados na edição 2022 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), considerada hoje a maior olimpíada científica do Brasil. Os alunos conquistaram medalhas de prata e menção honrosa, são eles:

Heloísa da Silva Contrera, 17 anos, aluna do 3º ano do Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio é medalhista de prata.

Wanderley Aparecido Teixeira Júnior, 16 anos, aluno do 1º ano do Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio também é medalhista de prata.

Vitória Bertola, 17 anos, aluna do 3º ano do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao ensino médio recebeu menção honrosa pelo seu bom desempenho na segunda fase da olimpíada.

A competição ocorreu nos meses de agosto e setembro, em formato remoto. A presente edição teve um novo recorde e ultrapassou os 3 milhões de inscritos.

A Olimpíada Nacional de Ciências, que tem como objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais dos estudantes brasileiros, faz parte do Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às estas Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio, do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.

A primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2022 e foi realizada por 49 estudantes do Campus Paranavaí. Esta fase foi composta de 20 questões objetivas de Astronomia, Biologia, Física, Química e História. A segunda fase ocorreu nos dias 9 e 10 de setembro de 2022 e foi realizada por 9 estudantes classificados na primeira fase. Esta etapa foi composta de 10 questões discursivas a respeito das mesmas disciplinas abordadas na primeira fase. Ambas as fases ocorreram em formato remoto e tiveram duas horas de duração.

A divulgação, o incentivo à participação, a viabilização das inscrições e o suporte local durante a realização da Olimpíada Nacional de Ciências foram realizados pela equipe executora do projeto de extensão “Clube de Ciências do IFPR – Campus Paranavaí” que está sob a coordenação do professor Fernando de Oliveira. O Clube de Ciências tem realizado encontros semanais com um grupo de aproximadamente 20 estudantes e trata-se de um ambiente de aprendizagem, diálogo e reflexão, que visa promover o interesse pela ciência e pelas carreiras científicas e o desenvolvimento de atitudes e habilidades relacionadas ao espírito científico. Oportunizar a participação dos alunos na Olimpíada Nacional de Ciências é um dos objetivos em destaque do Clube de Ciências.

É importante ressaltar que todos os estudantes do campus são convidados a participar das olimpíadas e não somente aqueles que integram as atividades específicas do Clube de Ciências. De modo geral, a participação em competições científicas com possibilidade de premiações, são estímulos positivos no desenvolvimento de habilidades pessoais e cognitivas dos estudantes.