Eventos Institucionais

Participe do 2º Encontro dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFPR

Publicado em

"Segundo encontro dos núcleos de estudos afro-brasileiros e indígenas. Diálogos inter-raciais, epistemologias e práticas para a equidade"
Inscrições para atividades presenciais vão até 04 de novembro

Nos dias 30 de novembro e 01, 07 e 08 de dezembro, será realizado o 2º Encontro dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFPR, com o tema “Diálogos   inter-raciais: epistemologias e práticas para a equidade”. O evento contará com conferências, apresentações culturais, oficinas/rodas de conversa, palestra, visita técnica ao centro histórico de Curitiba e apresentação de trabalhos de forma remota. Inscreva-se.

Os primeiros dois dias do evento serão realizados presencialmente no Campus Curitiba, enquanto que os outros dois dias serão realizados de forma remota apenas para  apresentação oral dos participantes que submeterem o Resumo Expandido na Chamada da Revista Difusão. Veja a programação.

No contexto atual, marcado ainda por desigualdades, faz-se necessária a compreensão da importância dos pensamentos negros, indígenas e dos povos tradicionais para entendimento da sociedade brasileira, dos problemas sociais e da urgência de promoção da justiça curricular. A práxis de diálogos inter-raciais para a equidade promove a capacidade de transformar relações injustas e desiguais neste cenário.

É preciso pensar outras formas de fazer ciência, que passa pela valorização da pluridiversidade epistêmica dos corpos negros e indígenas: formas de produzir, de refletir, memórias, saberes, sentidos, modos de ser, de existir, de se relacionar e línguas.

Esta é a segunda edição do evento, que busca debater a educação das Relações Étnico-Raciais, sob a perspectiva de avanço das políticas, estudos, projetos e práticas antirracistas e construtoras de equidade racial no ambiente educacional.

Em caso de dúvidas ou mais informações, enviar e-mail para diext.proepi@ifpr.edu.br.

Acesse a página do evento.