Bacharelado em Administração – Campus Pinhais
Institucional Nossos cursos Cursos Superiores Bacharelado em Administração

Bacharelado em Administração

Atualizado em

Copiado!

O curso:

  • Nível: Graduação – Bacharelado
  • Área de Conhecimento: Gestão e Negócios
  • Modalidade: Presencial com carga horária em EaD
  • Tempo de duração do curso: 4 anos
  • Turno/Horário de oferta: Noturno, 19h às 22h40
  • Carga horária total: 4000h
  • Número de vagas anuais: 40
  • Requisitos: Ensino Médio completo e aprovação em processo seletivo

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para profissionais com bacharelado em Administração no Brasil é amplo e oferece diversas oportunidades de emprego. A área de Administração é uma das mais tradicionais e consolidadas no país, com demanda constante por profissionais qualificados para gerir organizações de diversos portes e setores, desde hospitais aos centros de tecnologia, o que confere a esse profissional alta empregabilidade.

Os administradores podem trabalhar em empresas públicas, privadas, organizações do terceiro setor, startups ou mesmo como consultores autônomos e como empreendedores criando seus próprios negócios.

Dentre as funções que oferecem as melhores oportunidades, podemos destacar: consultoria, finanças, auditoria, marketing digital, gestão de serviços de tecnologia, gestão de projetos e processos, recursos humanos e  planejamento estratégico.

É importante destacar que o mercado de trabalho está em constante evolução e as exigências do setor podem variar. Atualmente há uma crescente demanda por profissionais que possuam habilidades em áreas como transformação digital, gestão da inovação e sustentabilidade. Ter conhecimentos em tecnologia da informação e análise de dados também pode ser um diferencial importante, questões que o estudante também verá ao longo do curso.

Outro aspecto relevante é que o mercado de trabalho valoriza cada vez mais profissionais com experiência prática e habilidades de comunicação, negociação e trabalho em equipe. Por isso, é recomendável buscar estágios e participar de projetos durante a graduação, além de investir em atividades extracurriculares, como cursos de idiomas e workshops, para aprimorar essas competências. As atividades previstas para o curso também auxiliarão no desenvolvimento dessas habilidades e competências!

Objetivos do curso

O curso de Bacharelado em Administração tem por objetivo geral formar profissionais capazes de mobilizar conhecimentos técnicos e científicos para compreender questões econômicas, sociais, humanas, organizacionais e políticas, e, além disso, sendo capazes de planejar e empreender soluções para essas mesmas questões.

Perfil do egresso

Para o alcance do perfil do egresso pretendido, o curso de Bacharelado em Administração prevê um conjunto de componentes curriculares  e de atividades práticas e de extensão capazes de desenvolver as competências (saber fazer), conteúdos (saber), habilidades (saber fazer bem) e atitudes (querer fazer) necessárias a sua plena atuação no mercado de trabalho. Nesse sentido, o necessário equilíbrio das competências humanas, analíticas e quantitativas desenvolvidas ao longo do curso busca como resultado um perfil de egresso que seja capaz de:

a) Analisar e resolver problemas de forma sistêmica. 

b) Integrar conhecimentos de diferentes áreas.

c) Compreender e aplicar tecnologias.

d) Gerenciar recursos.

e) Trabalhar em equipe e comunicar-se de forma eficaz.

f) Elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações, bem como ser capaz de realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.

g) Exercer a liderança, o empreendedorismo e ser capaz de transferir conhecimentos de vida e experiências cotidianas ao ambiente de trabalho e de seu campo de atuação.

h) Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico, expressando-se de modo crítico e criativo, diante de diferentes contextos organizacionais e sociais. 

i) Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política, administrativa, e de aprender, abertura às mudanças e consciência à qualidade e às implicações éticas de seu exercício profissional.

Coordenadora do Curso

Regina Maris Pinheiro D’Azevedo

Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração / Docente – Administração

sup.ccba.pinhais@ifpr.edu.br

Currículo

Documentos

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.