Servidores do Campus Pinhais apresentam proposta de curso de formação em Robótica Educacional na SEED-PR – Campus Pinhais

Nesta sexta-feira (8), os professores Marcos Laureano, coordenador do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, e Cleverton Vesentini, diretor geral do Campus Pinhais participaram de uma reunião na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), juntamente com os professores Marcelo Gasparin, coordenador de Tecnologias Educacionais, Claudio Aparecido de Oliveira, diretor de Tecnologia e Inovação, e Saulo Sivaldo, Chefe do Departamento de Tecnologias e Informação.

Durante a reunião, foi apresentada a proposta do Campus Pinhais para um projeto piloto de Formação Inicial Continuada (FIC) em Robótica Educacional, direcionado aos professores que participam do programa Robótica Paraná, cujo objetivo é proporcionar uma educação mais significativa e alinhada com a realidade, estimulando nos estudantes a capacidade de pensar soluções inovadoras para os desafios contemporâneos, desenvolvendo competências como curiosidade, criatividade, autonomia, cooperação e colaboração. Além disso, busca fomentar o interesse pelas ciências e promover uma formação cidadã que contribua de forma positiva para a sociedade.

Discutiu-se, também, sobre o modelo e formato do curso de Robótica Educacional, o público-alvo, bem como alguns elementos curriculares. Também foram abordados os repasses de recursos necessários para a realização do curso. O professor Marcos Laureano apresentou um projeto de robô que poderá ser construído utilizando materiais já disponíveis na rede estadual, com potencial para ser utilizado em aulas futuras e em competições robóticas, como seguidor de linha, futebol ou sumô. O objetivo é capacitar os docentes da rede estadual, incentivar a criação de novas equipes de competição de robótica e proporcionar novas oportunidades de estágio para os alunos de Ciência da Computação.