Presidente Lula entrega mais 78 escolas de educação profissional; Paraná recebe três unidades – Instituto Federal do Paraná

Na tarde da última segunda-feira, dia 1º de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, de forma simultânea, 78 escolas federais de educação profissional. No Paraná foram inaugurados três campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR), nas cidades de  de Londrina, Foz do Iguaçu e Paranaguá. As escolas fazem parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, implantada em 2005. A cerimônia foi realizada no Brasília Alvorada Hotel (DF), e transmitida para todo país pela TV MEC e TV NBR.

Outras 99 escolas estão em obras e devem ficar prontas até o final do ano. O número total de campi da educação profissional chegará a 380 até o final do ano e mais de 500 mil vagas. Os investimentos ultrapassam a casa de R$ 1,1 bilhão.

As 78 escolas inauguradas nesta segunda-feira representam um investimento inicial de R$ 175 milhões, entre construção, equipamentos e mobiliário. Destas 78 unidades, 32 já estão em funcionamento, com mais de 8 mil estudantes matriculados. As demais começam a funcionar a partir de março. Quando estiverem em pleno funcionamento, essas novas escolas poderão atender juntas a quase 100 mil alunos com cursos técnicos de nível médio, licenciaturas e superiores de tecnologia.

Representanto o Paraná estiveram o reitor do IFPR, Alipio Leal, o diretor do Campus Paranaguá, Marco Aurélio Visintin, o diretor do Campus Londrina, Gilson Moraes, o deputado Alex Canziani, o assessor Luiz Afonso e o vereador Carlos Roberto Frisoli.

Institutos – Desde 29 de dezembro de 2008, os centros federais de educação tecnológica (Cefets), as unidades descentralizadas de ensino (Uneds), as escolas agrotécnicas, as escolas técnicas federais e algumas escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. São 38 institutos federais presentes em todos estados, oferecendo ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas. Também integram os institutos essas novas escolas, chamadas de campi, que estão sendo entregues dentro do plano de expansão da rede federal.

Concursos – Para garantir o funcionamento das novas escolas, os institutos federais realizarão concursos públicos para contratação de professores e técnicos-administrativos. O Ministério do Planejamento já autorizou a abertura de concurso público para a contratação de 8,9 mil profissionais de educação, sendo 5 mil professores e 3,9 mil técnicos administrativos. Os cargos foram aprovados pelo Congresso Nacional.