Primeira diretoria do Instituto Federal toma posse – Instituto Federal do Paraná

Primeira diretoria do Instituto Federal toma posse

Cerca de 200 pessoas lotaram o pátio do Campus Curitiba para acompanhar a cerimônia de posse de cinco pró-reitores, três diretores de campi e do Chefe de Gabinete.
Cerimônia de posse dos novos dirigentes

Casa cheia e otimismo marcaram o evento que deu posse à primeira diretoria do Instituto Federal do Paraná. A solenidade aconteceu na manhã da última sexta-feira, 30, e foi um indicativo de que 2009 é o ano que promete.

O reitor do Instituto Federal do Paraná, Alípio Leal, empossou a pró-reitora de Ensino Pesquisa e Extensão, Zita Castro Machado; a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Assuntos Estudantis, Neide Alves; o pró-reitor Administração e Infraestrutura, Paulo Yamamoto; pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Carlos Alberto de Ávila e o pró-reitor de Relações Institucionais, Marco Aurélio Visintin.

Como chefe de gabinete assumiu Pedro Antônio Bittencourt Pacheco; Como diretor do Campus de Curitiba foi empossado o professor Luiz Gonzaga Alves de Araújo; no Campus de Paranaguá, o professor Irapuru Haruo Flórido e no Campus de Foz do Iguaçu, o professor Irineu Mário Colombo.

O evento

Diversas autoridades marcaram presença na solenidade. Dentre elas, o Ministro de Estado do Planejamento, Paulo Bernardo. Durante a fala, o ministro destacou que a crise financeira não vai atingir os Institutos Federais.  “Tudo indica que teremos um orçamento reduzido neste ano em virtude da crise, mas os Institutos terão sua sustentação garantida”, assegurou.

Além do ministro, estiveram presentes a secretária de educação do Paraná, Yvelise Arco-verde, o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, o reitor da UTFPR, Carlos Cantarelli, o chefe de gabinete do governo estadual, Carlos Augusto Moreira Júnior, e Rui Hara, representando o prefeito Beto Richa.

Na abertura, Leal agradeceu a presença de todos e falou dos planos para o Instituto: “Todo conhecimento será priorizado, não apenas o saber técnico e formal, no Instituto Federal do Paraná todos terão espaço” ressalta. O evento contou, ainda, com uma apresentação artística do grupo japonês “Wakaba de Taiko (grande tambor), pois segundo a tradição japonesa o som dos tambores traz sorte e prosperidade.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, durante a posse da primeira diretoria do Instituto

Apresentação do Grupo Wakaba de Taiko