Publicado em
Estão abertas as inscrições para os editais da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi). Trata-se de um conjunto de editais que têm feito parte da política institucional de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná desde 2012 e que para o próximo ciclo terá aumento no número de bolsas e algumas alterações metodológicas. O lançamento destes editais já em dezembro permitirá uma participação mais intensa e planejada da comunidade do IFPR.
Confira os editais lançados:
20/2014 – Programa Institucional de Bolsas de Extensão – com 120 bolsas para estudantes e 60 bolsas em cota única para coordenadores de projeto.
21/2014 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) – 5 bolsas de Iniciação Científica para estudantes de graduação.
22/2014 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr) – 86 bolsas de Iniciação Científica Junior para estudantes de ensino técnico (integrado, concomitante e subsequente).
23/2014 – Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (Piap) – 50 bolsas em cota única para coordenadores de projeto de pesquisa.
25/2014 – Programa de Bolsas de Incentivo ao Empreendedorismo Inovador (Pibin) – 25 bolsas para estudantes desenvolverem projetos voltados à inovação e empreendedorismo e 25 bolsas em cota única para respectivos orientadores.
Dentre as novidades, destaque para o Edital 24/2014, de fomento ao desenvolvimento de protótipos inovadores a serem apresentados na IFTech. O edital faz, neste momento, uma chamada aos Câmpus para que indiquem, por meio dos coordenadores de NIT, até o dia 17 de dezembro a intenção de realizar esta feira em 2015. Esta medida tem como objetivo fazer com que os recursos para o desenvolvimento e construção dos protótipos cheguem mais cedo aos coordenadores. A indicação dos projetos ocorrerá somente no ano de 2015. Neste momento a inscrição indicará uma adesão do Câmpus à realização da feira.
O edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão, além de trazer um aumento no número de bolsas, faz a indução de algumas linhas específicas que serão incentivadas mais intensamente. Um exemplo disso é a cota para os projetos de extensão ligados à constituição de espaços não formais para o ensino ou divulgação científica, tais como museus de ciência, olimpíadas de astronomia, etc.
Outras dúvidas sobre as chamadas poderão ser encaminhadas para a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação ou nos endereços indicados nos editais.
Todos os editais podem ser encontrados na página da Proepi.