Proepi divulga processo seletivo de projetos de iniciação científica – Instituto Federal do Paraná

Proepi divulga processo seletivo de projetos de iniciação científica

O Edital nº 28/2012 – PROEPI-IFPR seleciona projetos de iniciação científica que sejam orientados por professores que atuam em cursos de graduação para que sejam apoiados com bolsas do Programa Institucional de Apoio à Iniciação Científica da Fundação Araucária – PIBIC-FA. As bolsas são voltadas ao estudantes de cursos de graduação. A inscrição dos projetos vai até dia 04 de novembro de 2012. Para efetuar a inscrição, os docentes deverão enviar para dipi.proepi@ifpr.edu.br arquivo em pdf contendo o projeto de pesquisa (Anexo I – Edital nº28/2012) aprovado ou em análise pelo COPE e o plano de trabalho do aluno (Anexo II).

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação Araucária – PIBIC-FA é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa para estudantes de graduação das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, públicas ou privadas, sem fins lucrativos e de utilidade pública, sediadas e com CNPJ do Estado do Paraná. Tem como principais objetivos proporcionar o acesso e a integração do graduando à cultura científica e incentivar a formação de recursos humanos para a pesquisa.

O IFPR, por meio de convênio com a Fundação Araucária, disponibilizará um total de 20 (vinte) Bolsas de Iniciação Científica PIBIC-FA, destinadas a estudantes de graduação. O valor das bolsas é de R$400,00, com vigência de 12 meses iniciando em 2013. Os bolsistas exercerão suas atividades, sem qualquer vínculo empregatício com o IFPR ou com a Fundação Araucária, em regime de 20 (vinte) horas semanais. Somente estudantes matriculados em cursos de graduação do IFPR poderão ser indicados como bolsistas. Caberá ao orientador elaborar e divulgar um cronograma de seleção do bolsista que se enquadre no cronograma do Edital, bem como recolher as fichas de inscrição dos candidatos e realizar o processo de seleção do bolsista, que deve envolver três fases: análise do histórico escolar, prova escrita (redação sobre o tema do projeto) e entrevista. Os critérios a serem adotados na seleção dos bolsistas devem seguir o item 9.2 do edital.

Para mais informações, entre em contato pelo correio eletrônico dipi.proepi@ifpr.edu.br