Proepi lança programas para concessão de bolsas de pesquisa e extensão para 2012 – Instituto Federal do Paraná

bolsas de extensão

A Pró- Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) lançou, na tarde da última quarta-feira (15), o Programa de Pesquisa e o Programa de Extensão, que concederão bolsas para o desenvolvimento dessas atividades por estudantes e servidores do IFPR no ano de 2012. Os programas têm por objetivo incentivar a participação dos estudantes dos Cursos Técnicos e Cursos de graduação e dos servidores em atividades ligadas à pesquisa, inovação e extensão, fortalecendo o desenvolvimento dessas ações e contribuindo para a formação dos envolvidos.

Bolsas de pesquisa

O Programa de Pesquisa é composto por três diferentes ações: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr), destinado aos estudantes ligados ao ensino técnico; O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC), destinado aos estudantes da Graduação; e o Programa Institucional de Incentivo à Pesquisa e Inovação (PIIPI), destinado aos servidores do IFPR. A previsão é de que os editais que regram cada um dos programas sejam lançados a partir da primeira quinzena de março.

Através do PIBIC-Jr, serão oferecidas 33 bolsas no valor de R$ 200. A vigência do benefício será de 9 meses. Já, o PIIC prevê um total de 9 bolsas no valor de R$ 350,00 pelo mesmo período. O PIIPI, prevê a um total de 30 bolsas no valor de R$ 300,00, com vigência de 9 meses.

Bolsas de Extensão

O Programa de Bolsas de Extensão é destinado aos estudantes dos Cursos técnicos de Nível Médio (nas modalidades integrado e subsequente), além dos servidores do IFPR. O objetivo da iniciativa é contribuir com a formação integral em seus aspectos técnico, tecnológico e humano, promovendo a participação de estudantes e servidores em atividades de integração com a sociedade. O edital contendo todas as informações relativas ao processo seletivo dos projetos já se encontra disponível para análise no site do IFPR, no link Consulta Interna. No dia 28 de fevereiro, após a avaliação das sugestões enviadas pelo público interno do IFPR, o documento será publicado. O programa prevê um total de 80 bolsas discentes no valor de R$ 305, com vigência de 9 meses. A previsão é que um novo edital seja publicado especificando a quantidade e o valor das bolsas destinadas aos servidores.