Professores do IFPR publicam livros – Instituto Federal do Paraná

Professores do IFPR publicam livros

Professores do Instituto Federal do Paraná têm publicado livros de acordo com suas áreas de atuação, alguns deles serão usados em sala de aula como apoio na ministração das aulas. Segue abaixo relação dos autores e pequeno resumo da obra.

Desenvolvimento para Internet
O livro é um estudo que ensina como criar páginas na Internet tanto para uso pessoal, quanto, principalmente, para aprender como se tornar um profissional no desenvolvimento de páginas e sites na Internet, usando tecnologias básicas de criação.

Andréa Rodrigues, atua no Instituto como coordenadora de inclusão e é professora de cursos técnicos, ministrando disciplinas na área de programação e desenvolvimento web.

Direito Aplicado a Cursos Técnicos

Livro que tem como objetivo apresentar ao aluno de Cursos Técnicos a legislação e organização empresarial no direito brasileiro.

Legislação e Organização Empresarial

Por meio do estudo deste livro, o aluno obterá uma visão geral do Direito, de acordo com as necessidades e anseios de aprendizagem do público integrante de Cursos Técnicos.
Propicia-se, portanto, ainda, a compreensão do Direito, aliando a prática à teoria e despertando o interesse pelas questões jurídicas, visando à compreensão e ao exercício da cidadania.

Aline Cristina Coleto, professora do IFPR e juíza leiga do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
Cícero José Albano, professor efetivo do instituto Federal do Paraná e juiz leigo do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Contabilidade Básica

No ensino da contabilidade em cursos técnicos, a prática é o ponto essencial, porém não existe uma prática perfeita, se não houver um conhecimento teórico de alguns pontos. No Brasil a contabilidade consiste em uma obrigatoriedade em todas as entidades, sejam públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, devem manter os registros de suas transações comerciais.

Carlos Alberto de Ávila, é Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças do Instituto Federal do Paraná (IFPR), onde também é professor de Contabilidade e de Gestão Pública.

Matemática Financeira

Livro com texto básico para a disciplina de Matemática Financeira, fundamental para Cursos Técnicos. O texto apresenta dez unidades, de modo a desenvolver os principais conceitos da matemática financeira e fornecer ao estudante a oportunidade de explorá-los.

Celso Luiz Buiar, professor e Diretor Geral do Campus de IRATI do Instituto

Banco de Dados

Este livro foi desenvolvido para que possamos entender o que compreende a área de banco de dados, quais as ferramentas disponíveis, como se modela, implementa e recupera dados em uma base de dados.

Elaini Simoni Angelotti, professora da disciplina de Banco de Dados do Instituto.

Redes de Computadores

Livro indicado aos cursos técnicos e tecnológicos, para estudantes e profissionais que precisem dominar os conceitos de redes de computadores de forma rápida e precisa.

Sistemas Operacionais

O livro aborda os principais conceitos de Sistemas Operacionais, de forma objetiva, e ao mesmo tempo incentiva a prática, para entendimento dos conceitos, em um ambiente Linux.

Marcos Aurelio Pchek Laureano, professor e coordenador do curso Técnico em Informática, Técnico em Programação de Jogos Digitais e Técnico em Telecomunicações do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Curitiba.
Diogo Roberto Olsen, professor e coordenador do curso Técnico em Informática para Internet, no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Londrina.