Professores Irineu Colombo e Eden Januário Netto recebem a medalha Nilo Peçanha – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Professores Irineu Colombo e Eden Januário Netto recebem a medalha Nilo Peçanha

Publicado em

Copiado!

Dirigentes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Irineu Mario Colombo e Eden Januário Netto,  foram homenageados nesta quarta-feira (15) com a medalha Nilo Peçanha, entregue pelo Ministério da Educação (MEC) a personalidades brasileiras que se destacaram pelo trabalho desenvolvido em prol da Educação Profissionalizante. A solenidade fez parte das atividades comemorativas ao Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (completado em 2009).

O professor Irineu Mario Colombo é presidente da Comissão Especial do MEC na reconstrução das escolas alagoanas que foram atingidas pelas enchentes em julho deste ano, ex-reitor pro-tempore do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e membro da direção-geral do Campus Foz do Iguaçu do IFPR. Já o professor Eden Januário Netto é assessor especial do Gabinete do Reitor do IFPR e ex-reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A premiação é uma homenagem ao ex-presidente do Brasil, Nilo Procópio Peçanha, que se destacou ao dar os passos iniciais para a criação e o desenvolvimento do ensino técnico profissionalizante no país. Foi Peçanha o idealizador das Escolas de Aprendizes e Artífices (1909), que deram origem às centenárias escolas técnicas, cefets e institutos federais. Nilo Peçanha foi também o criador do Ministério da Agricultura, Comércio e Indústria.

Saiba mais sobre os homenageados do IFPR:

Irineu Mário Colombo
Professor de História e Diretor-Geral do Câmpus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná, licenciado para atuar como Presidente da Comissão do MEC na reconstrução de escolas atingidas pelas enchentes em Alagoas. Foi Normalista (Ensino Médio), possui Licenciatura em História, tem Especialização em História Econômica e em Gestão Pública. É mestre em Educação (UFPR) e Doutor em História Social (UnB). Foi Vereador, Deputado Estadual e Federal. Entre 2007 e 2008 foi Diretor do Ministério da Educação (2007-2008), e no início de 2010 atuou como Reitor Pró-tempore do Instituto Federal de Alagoas.

Eden Januário Netto
Formado em Engenharia Industrial Eletrônica, no Cefet, tem mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica na área de Automação, na Unicamp e nos Estados Unidos, respectivamente. No Cefet, foi coordenador do Núcleo de Engenharia Hospitalar, Engenharia Industrial Elétrica, assistente do diretor de Relações Empresariais e diretor de Relações Empresariais. Durante a carreira, ganhou prêmios importantes, entre eles o Bicho do Paraná, em 1991, da Rede Paranaense de Televisão. Eden Januário Netto foi o reitor que conduziu a transformação do Cefet em UTFPR. Atualmente é Assessor Especial do IFPR, contribuindo para implantação e expansão da Instituição no Estado.
Leia mais sobre a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, aqui.

Leia mais sobre a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Topo