Professores Irineu Colombo e Eden Januário Netto receberão a medalha Nilo Peçanha do MEC – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Professores Irineu Colombo e Eden Januário Netto receberão a medalha Nilo Peçanha do MEC

Publicado em

Copiado!

Dois dirigentes do Instituto Federal do Paraná receberão uma medalha entregue pelo Ministério da Educação (MEC) a personalidades brasileiras que tenham se destacado pelo relevante trabalho desenvolvido em prol da Educação Profissionalizante. A solenidade de entrega das medalhas faz parte das atividades comemorativas ao Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (completado em 2009) e será realizada no dia 15 de dezembro, às 14h, em Brasília.

No estado, foram escolhidos para receber a homenagem dois dirigentes do Instituto Federal do Paraná (IFPR): O Presidente da Comissão Especial do MEC na reconstrução das escolas alagoanas que foram atingidas pelas enchentes em julho deste ano, professor Irineu Mario Colombo, ex-reitor pro-tempore do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), e da direção-geral do Câmpus Foz do Iguaçu do IFPR; e o Assessor Especial do Gabinete do Reitor do IFPR, professor Eden Januário Netto, ex-reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A medalha que recebe o nome de “Nilo Peçanha” é uma homenagem ao ex-presidente do Brasil, Nilo Procópio Peçanha, que se destacou ao dar os passos iniciais para a criação e o desenvolvimento do ensino técnico profissionalizante no país. Foi Peçanha o idealizador das Escolas de Aprendizes e Artífices (1909), que deram origem às centenárias Escolas Técnicas, Cefets e Institutos Federais. Nilo Peçanha foi também o criador do Ministério da Agricultura, Comércio e Indústria.

Saiba mais sobre os homenageados:

Irineu Mário Colombo
Professor de História e Diretor-Geral do Câmpus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná, licenciado para atuar como Presidente da Comissão do MEC na reconstrução de escolas atingidas pelas enchentes em Alagoas. Foi Normalista (Ensino Médio), possui Licenciatura em História, tem Especialização em História Econômica e em Gestão Pública. É mestre em Educação (UFPR) e Doutor em História Social (UnB). Foi Vereador, Deputado Estadual e Federal. Entre 2007 e 2008 foi Diretor do Ministério da Educação (2007-2008), e no início de 2010 atuou como Reitor Pró-tempore do Instituto Federal de Alagoas.

Eden Januário Netto
Formado em Engenharia Industrial Eletrônica, no Cefet, tem mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica na área de Automação, na Unicamp e nos Estados Unidos, respectivamente. No Cefet, foi coordenador do Núcleo de Engenharia Hospitalar, Engenharia Industrial Elétrica, assistente do diretor de Relações Empresariais e diretor de Relações Empresariais. Durante a carreira, ganhou prêmios importantes, entre eles o Bicho do Paraná, em 1991, da Rede Paranaense de Televisão. Eden Januário Netto foi o reitor que conduziu a transformação do Cefet em UTFPR. Atualmente é Assessor Especial do IFPR, contribuindo para implantação e expansão da Instituição no Estado.

Leia mais sobre a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, aqui.

Topo