Progepe dá início à realização dos Exames Periódicos de Saúde – Instituto Federal do Paraná

Progepe dá início à realização dos Exames Periódicos de Saúde

Nesta terça-feira (17), a Pró-Reitoria Gestão de Pessoas (Progepe), por meio do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NAS), deu início à primeira etapa de realização dos “Exames Periódicos de Saúde” no Instituto Federal do Paraná. “A preocupação com a preservação da saúde dos servidores, em função dos riscos existentes no ambiente de trabalho e de doenças ocupacionais ou profissionais, está inserida nas políticas de gestão de pessoas e valorização dos servidores”, afirma o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Valdinei Henrique da Costa.

No dia de hoje, foram realizados procedimentos de coleta de sangue e urina; os servidores também participaram do projeto “Perfil de uso de medicamentos pelos servidores”, do Departamento de Análises Clínicas do Setor de Ciências da saúde da UFPR. Os resultados servirão de base para traçar o perfil epidemiológico, o estado geral de saúde e as condições de trabalho dos servidores do IFPR, de forma a possibilitar o planejamento de políticas de promoção e prevenção à saúde.

A iniciativa, que está de acordo com o Decreto n° 6856/2009, é desenvolvida em parceria com o Serviço de Segurança e Saúde Ocupacional (Sesao) da UFPR. Nessa primeira etapa, serão atendidos servidores lotados na Reitoria, na EaD e nos campi de Curitiba, Colombo, Campo Largo e Pinhais – e posteriormente nas demais unidades. Os servidores receberão orientações gerais por meio do GT Pessoas em relação à sua participação.

Em caso de dúvidas, pode-se entrar em contato com o NAS através do e-mail nas@ifpr.edu.br.