Projeto divulga ações de pesquisa, extensão, inovação e TCCs em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Projeto divulga ações de pesquisa, extensão, inovação e TCCs em Curitiba

Um projeto de extensão que tem como missão divulgar outros projetos de extensão, pesquisa, inovação e trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por professores e estudantes do Campus Curitiba. Esse é o Projeto de Divulgação Permanente do IFPR. Coordenado pela professora Patrícia Meyer, é desenvolvido por quatro estudantes da unidade, todos eles bolsistas do Programa de Bolsas de Inclusão Social (Pbis).

O objetivo do projeto é auxiliar na construção de uma imagem institucional positiva da instituição por meio da produção e publicização de textos informativos, que podem servir como pauta para outros órgãos de divulgação institucional e até mesmo para a imprensa. “Percebemos que há uma grande dificuldade em reunir informações sobre os projetos de extensão, pesquisa e outros tipos de trabalho acadêmico desenvolvidos no IFPR, o que prejudica a divulgação desses projetos e da instituição como um todo”, afirma a professora Patrícia.

O projeto é integrado pelos bolsistas Alice Valoski, do curso Técnico em Informática Integrado; Gabriel Garbrecht, do Curso Técnico em Contabilidade Integrado; Robson Lima, do curso de Tecnologia em Gestão Pública; e Juliana Ferreira, do Curso Técnico em Radiologia. A seleção dos projetos que foram retratados e a apuração do conteúdo para a construção dos textos ficou a cargo dos próprios estudantes. “Tínhamos como critério projetos que contassem com a participação de estudantes e que tivessem obtido destaque nos eventos científicos institucionais, como o IFTech e o Se²pin. Após uma busca preliminar de todos os projetos desenvolvidos no Campus Curitiba, os próprios bolsistas escolheram aqueles que mais se destacaram ou que mais chamaram a sua atenção”, explica Patrícia.

Todos os bolsistas passaram por oficinas em que puderam aprender e discutir aspectos de seleção de pautas e características de textos informativos. Sempre que possível, os estudantes buscaram dar voz aos colegas que integravam o projeto de extensão noticiado. “A gente sempre prioriza que o bolsista apresente e fale sobre o projeto que ele está envolvido”, explica Patrícia.

Bons resultados

O Projeto de Divulgação Permanente foi um dos cem trabalhos que participou da V Jornada Científica do Campus Curitiba, no dia 27 de agosto de 2015. Também foi um dos trabalhos escolhidos para representar a unidade no IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), realizado em outubro, no Campus Paranaguá. A bolsista Alice foi quem representou a equipe no evento acadêmico e relatou a sua experiência no blog do projeto.

Textos podem ser conferidos em site e redes sociais

O trabalho dos estudantes teve início em junho de 2015. A divulgação dos projetos teve início em outubro, por meio do site e da página do projeto no Facebook. Confira!]]>