Projeto do Câmpus Londrina recebe 1º lugar em mostra da Unicamp – Instituto Federal do Paraná

Projeto do Câmpus Londrina recebe 1º lugar em mostra da Unicamp

O projeto “Aquário em Rede no IFPR: Integração Científica entre Ensino”, do Câmpus Londrina, do IFPR, foi contemplado com o 1º lugar na modalidade de “desenvolvimento de trabalho científico – nível ensino médio/técnico” da III Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos (Cotuca) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A modalidade contava com mais de 120 trabalhos inscritos de escolas técnicas de todo o Brasil.

Confira matéria sobre a premiação na página da universidade.

O projeto Aquário em Rede consiste em uma pesquisa multidisciplinar que integra uma gama de conhecimentos de Informática, Geografia, Biologia, Física e Química.

O aquário do Câmpus Londrina é um ecossistema aquático com fins educacionais, povoado com peixes e plantas de diferentes espécies, totalmente informatizado, controlado à distância de qualquer lugar do mundo e com transmissão de tudo o que acontece com os seus habitantes em tempo real pela internet. A ideia principal é promover a inclusão científica e apoiar pesquisas no âmbito do Ensino Técnico.

O ecossistema artificial pode ser visualizado, em tempo real, pela internet, no endereço: https://aquarioemrede.blogspot.com.br/. “O projeto ainda é um piloto, mas já está virando uma espécie de mídia social de pessoas que querem aprender conceitos relacionados a ecossistemas aquáticos: os interessados entram no blog, fazem perguntas, interagem”, comenta o professor de Física e coordenador do projeto, Marcelo Estevam.

“Temos a expectativa de transformar este projeto em um grande laboratório online, não apenas um aquário, mas um laboratório multidisciplinar completo, um espaço no qual haja a troca de conhecimentos de todos que estudam Física, Química, Biologia, Geografia ou Informática”, explica o professor, salientando que uma das prioridades do projeto é a produção de material didático para ser disponibilizado, gratuitamente, pela internet.

O aquário já permite aos estudantes a realização de testes e experimentos como biolocalização; medição de ph, amônia, medidas eletromagnéticas, de raios UV, entre outros.

Informações sobre a III Cotuca podem ser obtidas por meio do site https://mostradetrabalhos.cotuca.unicamp.br/#/

Alunos premiados:

DANIEL VITOR ANDRADE DE OLIVEIRA
DEBORAH DASCHEVI
DEYSE SANAE OTA
GUILHERME VINICIUS
JOÃO PEDRO LEMBI DE OLIVEIRA
MATHEUS VARGAS DA SILVA
RAFAEL VINICIUS DA SILVA
ULISSES ENRIQUE COLONHEZE
VINICIUS AUGUSTO DE LIMA CELESTINO
CAMILA BUENO SILVA
FLAVIO HENRIQUE DE OLIVEIRA
RAFAEL DIAS MORAES
JOAO VICTOR TOMAZ BISSOCHI
VITOR EMANUEL CORTEZ FERNANDES
PATRICIA MIDORI MOROOKA

Orientação: Prof. Reinaldo Nishikawa.