Projeto do Câmpus Telêmaco Borba é premiado em concurso nacional de tecnologias sociais – Instituto Federal do Paraná

O projeto de extensão “Jogos Digitais para atender as Tecnologias Sociais”, desenvolvido por professores e estudantes do Câmpus Telêmaco Borba, é um dos seis vencedores do 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido pela Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil. A cerimônia de premiação foi realizada na última sexta-feira (22), em Brasília. O coordenador do projeto, professor Rafael João Ribeiro, ganhou uma viagem à Tunísia e irá participar do Fórum Social Mundial 2013.

O projeto de extensão teve início quando o Câmpus Telêmaco Borba passou a ofertar o curso de Técnico em Programação de Jogos Digitais. “Tínhamos o desafio de iniciar uma nova cultura de games, já que a existente envolve contextos que fogem da realidade dos brasileiros”, comenta o coordenador do projeto Rafael João Ribeiro, lembrando que nos jogos norte-americanos existem muitos super-heróis e temas militares que não possuem relação com a história da sociedade brasileira.

Segundo ele, foi refletindo sobre essa realidade que surgiu a ideia de referenciar nos jogos desenvolvidos pelo curso os verdadeiros heróis do Brasil. “Na nossa opinião os verdadeiros heróis são aqueles que atuam nas tecnologias sociais”, afirma. Voltado ao público infantil, o produto premiado no Concurso Aprender e Ensinar é resultado de uma parceria com a Trupe de Saúde de Curitiba, grupo de atores profissionais que leva teatro aos hospitais promovendo a chamada “Terapia do Riso” – a Trupe já atingiu mais de 100 mil pessoas desde sua criação e atende, semanalmente, cerca de 1,5 mil pacientes de cinco hospitais de Curitiba.

“Agora nós levaremos o jogo e apresentaremos a ideia aos participantes do Fórum Social Mundial na Tunísia e também iniciaremos a produção de um novo jogo que atenda alguma outra tecnologia social da nossa região”, diz Rafael João Ribeiro sobre os próximos passos do projeto de extensão.

O jogo e os resultados pedagógicos
No ambiente digital, partidas de boliche permitem a realização de trabalhos em três diferentes linhas pedagógicas. Uma é relacionada ao tema transversal da “Boa Alimentação”, assunto questionado pelas próprias crianças ao observarem que a pista de boliche está localizada em uma horta com personagens em forma de legumes.

A segunda é a possibilidade de inclusão digital, pois a dinâmica do jogo foi especialmente elaborada para auxiliar na aprendizagem do controle do mouse de computador (a bola é lançada conforme o movimento de arrasto do mouse).

A terceira linha é a divulgação do objetivo principal da Trupe da Saúde, que é “fazer gente feliz”. O jogo possui duas personagens da Trupe da Saúde que aparecem dançando na pista de boliche.

“O resultado inovador desse projeto representa uma tecnologia social que pode ser replicável em outros contextos, promovendo a transformação social”, comenta o professor Rafael João Ribeiro.

O jogo Boliche da Trupe está disponível para download em https://www.trupedasaude.com.br/jogo.php

O prêmio
Em sua terceira edição, o 3º Concurso Aprender e Ensinar recebeu 4.698 inscrições de professores de todo o País. Desses, 1.780 se certificaram, ou seja, detalharam as iniciativas ou propostas desenvolvidas em suas escolas que aproximam os estudantes, os demais professores ou a comunidade do tema tecnologia social.
Confira abaixo os seis vencedores do 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais:

Categoria Institutos Federais
Rafael João Ribeiro
Telêmaco Borba (PR)
Projeto: Jogos Digitais para atender as Tecnologias Sociais
Instituto Federal do Paraná – Câmpus Telêmaco Borba

Categoria Regional Norte
Jemima Silva de Paula
Manaus (AM)
Projeto: Educação ambiental: Além dos muros da escola – Forros Ecológicos
Escola Municipal Boa Esperança

Categoria Regional Sul
Iara Teresinha Deuner Ribeiro
Xangri-lá (RS)
Projeto: Sempre cabe mais um
Escola Estadual de E. M. Albatroz

Categoria Regional Centro-Oeste
Tania Vital da Silva Gomes
Campo Grande (MS)
Título: “Escola e comunidade: Inovar para transformar”
Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattas Filho

Categoria Regional Nordeste
Fernando Nunes de Vasconcelos
Bela Cruz (CE)
Projeto: Cisterban: Semeando vida no Semiárido Cearense através de um sistema de captação de baixo custo
Escola de Ensino Médio Professora Theolina de Muryllo Zacas

Categoria Regional Sudeste
Maria Sueli Fonseca Golçalves
São Paulo (SP)
Projeto: Um projeto uma paixão – Academia Estudantil de Letras
Rede Municipal de São Paulo

www.trupedasaude.com.br

Jogos Digitais para atender as Tecnologias Sociais
Coordenador: Rafael João Ribeiro

Públicos e colaboradores envolvidos:

– Professores do IFPR: Rafael Poltronieri; Gregory Vinícius Conor Figueiredo; Antonio Eduardo Kloc;

– Trupe da Saúde – Curitiba-PR: Ricardo Trento

– Colaboradores do projeto – IFPR: professores Marcelo Ambrósio e Ivã Vinagre de Lima; técnica em Assuntos Educacionais Danieli de Cássia Barreto.

– Alunos bolsistas do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais: Ronaldo Obaski da Cruz; Márcia Marins dos Santos; Alessandro Ribeiro da Silva; Marcus Vinicios de Brito Vieira Filho

– Alunos da Rede Municipal de Educação de Telêmaco Borba: Escola Municipal Samuel Klabin; Escola Municipal Bento Mossurunga;

– Parcerias: Universidade Livre da Cultura (Unicultura) – Programa de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Curitiba. Endereço eletrônico: https://www.unicultura.com.br/; Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba e o Projeto Escola da Dignidade e Cidadania.

– Local de desenvolvimento do produto: Núcleo de Inovação Tecnológica – IFPR-Telêmaco Borba.

Informações: Câmpus Telêmaco Borba do IFPR e 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais.