Projeto Piloto do IFPR de customização de cursos acontece na Esaf – Instituto Federal do Paraná

Projeto Piloto do IFPR de customização de cursos acontece na Esaf

Um projeto piloto de customização de cursos do Instituto Federal do Paraná em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf) acontece entre os dias 16 e 18 de junho, das 8h30 às 17h30, na unidade da Escola em Curitiba, com trinta participantes, dos câmpus e da Reitoria. Os servidores participam da capacitação de “Contas Públicas – Módulo Avançado”, que conta com três instrutores renomados, sendo dois auditores federais de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), além do Diretor da Secretaria de Controle Externo no Estado do Paraná.

Aurélio Ferreira da Silva, Diretor de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) do IFPR, explica que o curso surgiu de uma necessidade interna de adequar o conteúdo e o momento da instituição. Silva ressalta que a Esaf não tinha esse curso e que, se aprovado pelos participantes, poderá replicar em outros órgãos.
“Além deste importante passo na capacitação, o planejamento do curso envolveu diversas áreas, criando um ambiente de troca de experiências, integração e canais de comunicação que antes não haviam sido abertos”, destaca o diretor. O curso foi pensando em conjunto com a Esaf, os instrutores renomados e servidores do IFPR de diversos setores, que elaboraram questões sobre o trabalho diário e dúvidas específicas do Instituto. Karina Ferrari, da Pró-Reitoria de Administração (Proad), coloca a atualização como motivação central para essa iniciativa: “É importante capacitar os novos, mas quem já está na área precisa se atualizar, porque a legislação muda muito, sempre tem novidade. A ideia, nesse momento, é algo que saia do básico, que proponha reflexões sobre o dia a dia e consiga discutir visões para casos diferenciados”.

O curso está agradando os participantes. Anastasia Steckling, do Câmpus Foz do Iguaçu, diz que estar em uma discussão no qual a pauta são cases reais do próprio IFPR é muito bacana. Nicolly Hartmann, da Proad, concorda e acrescenta: “estamos tendo o máximo de aproveitamento em um único momento, pois além de tirarmos dúvidas recorrentes do dia a dia, interagimos com outros servidores e trocamos muitas experiências”.

A capacitação é uma continuação do curso para novos pregoeiros, que aconteceu no mês passado (veja a matéria aqui).