Projetos de docentes do IFPR são contemplados na Chamada Universal do CNPq – Instituto Federal do Paraná

Projetos de docentes do IFPR são contemplados na Chamada Universal do CNPq

Projetos de três docentes do IFPR foram contemplados na Chamada Universal 2016 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em todo o país, foram aprovadas 4.587 propostas. O investimento é de R$ 188 milhões.
Os professores Aline Rocha Borges, do Campus Palmas; Gustavo Theodoro Laskoski, de Curitiba e Tatiana Colombo Pimentel, de Paranavaí, foram contemplados na faixa A, que destina até R$ 30 mil para aquisição de materiais de consumo e bens permanentes, tais como equipamentos e livros.
Além dessa faixa, há outras duas. A “B” prevê até R$ 60 mil e a “C” até R$ 120 mil. De acordo com informações publicadas pelo CNPq, foram aprovados 2.309 projetos da Faixa A, 1.321 na Faixa B e 957 na Faixa C.

Ainda fazem parte do edital a concessão de 1.384 bolsas de Iniciação Científica e 761 bolsas de Apoio Técnico.

A Chamada Universal tem o objetivo de democratizar o fomento à pesquisa científica e tecnológica. Para a edição de 2016 foram enviadas 21.640 propostas de projetos.

Solos
O projeto contemplado do Campus Curitiba tem como objetivo o estudo e o desenvolvimento de equipamento para análise térmica de solos. De acordo com o professor Gustavo Theodoro Laskoski, a proposta amplia o projeto que já está em andamento. “Contudo, por este ser um edital Universal o enfoque está na geração de conhecimento e base científica”, explica. Segundo o professor, a aprovação da proposta permite a continuidade dessa linha de pesquisa para os próximos 3 anos e o fortalecimento das ações que pesquisa e extensão. Esse é o quinto projeto do CNPq que será executado no Eixo de Informação e Comunicação do IFPR Curitiba.

Soja e metais
O projeto do Campus Palmas se chama “Desenvolvimento de métodos analíticos para a determinação de metais em amostras de soja cultivadas no estado do Paraná” e tem como objetivo desenvolver métodos analíticos utilizando espectrometria de absorção atômica por fonte contínua de alta resolução para a determinação dos metais traço chumbo, cádmio, tálio e cromo e dos macroelementos sódio, potássio, magnésio e cálcio. “Parte deste Projeto já vem sendo desenvolvido para a determinação de chumbo, o que deu já rendeu resultados muito significativos”, comenta a professora Aline Rocha Borges. De acordo com ela, ao final do projeto se pretende estabelecer métodos para a determinação rotineira de metais potencialmente tóxicos em amostras de soja.

Este projeto possui a colaboração do Laboratório de Análise de Traços da UFRGS, o que, para Aline Rocha Borges, possibilita melhor formação de recursos humanos. “A experiência dos alunos do IFPR, ao estagiar em outros laboratórios permitirá o aprendizado de novas técnicas levando os mesmos a um novo horizonte de conhecimentos, além de propiciar o convívio e enriquecimento na sua formação intelectual e profissional”, avalia a docente.

Suco de laranja
O projeto do Campus Paranavaí é denominado “Suco de laranja potencialmente simbiótico: caracterização físico-química, microbiológica e sensorial”. Segundo a professora Tatiana Colombo Pimentel, a proposta do projeto é avaliar o efeito da adição de culturas probióticas (L. casei- 01), oligofrutose e/ou ácido ascórbico nas características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais do suco de laranja. “O efeito da adição de ácido ascórbico e oligofrutose no aumento da sobrevivência do probiótico também será avaliado; além disso, o tipo de embalagem (vidro ou PET) será avaliado, assim como a sobrevivência do probiótico durante simulação do trânsito gastrointestinal”, explica a pesquisadora.

O projeto já apresenta resultados preliminares, publicados recentemente no periódico LWT- Food Science and Technology (Qualis A1 na área de Ciência de Alimentos).

De acordo com a professora, os recursos advindos do CNPq serão utilizados na estruturação do novo laboratório de Tecnologia de Alimentos do Campus Paranavaí, para o qual serão adquiridos equipamentos como banho Maria, estufa bacteriológica, rotor para centrífuga refrigerada, entre outros materiais.

“Agora, a expectativa é dar continuidade ao projeto de forma a obter resultados definitivos”, comenta Tatiana Colombo Pimentel. “Além disso, haverá a capacitação de estudantes em suas áreas de atuação”, afirma.

Resultado da Chamada Universal 2016 está disponível (CNPq)

Tabela de aprovados – Chamada Universal 2016 (CNPq)

Com informações do CNPq