Publicado em
Dois projetos do IFPR participaram da segunda edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, parte integrante da programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, em Brasília.
O projeto “Facebike”, que ganhou o primeiro lugar geral, foi feito por estudantes de Ensino Médio e professores do Campus Colombo. O outro trabalho participante foi “Captação de Água de Orvalho”, desenvolvido por meio de parceria entre docentes e discentes, também de Ensino Médio, dos campi Colombo e Barracão.
O projeto “Facebike” busca desenvolver um aplicativo para reunir ciclistas que ainda não se conhecem, para que esses possam combinar atividades em conjunto visando a integração e a segurança daqueles que escolheram a bicicleta como meio de locomoção. O projeto se encontra em fase final de desenvolvimento e tem como objetivo a melhoria da mobilidade urbana, o estímulo da prática esportiva e a redução de gases do efeito estufa no Brasil.
Recentemente, o trabalho da equipe e o aplicativo foram destaque na imprensa paranaense.
“Esse projeto concorreu com trabalhos de cursos de graduação e pós-graduação de todo o Brasil. Foram alunos de mestrado e doutorado que apresentaram as suas pesquisas, e os nossos alunos de Ensino Médio apresentaram também o trabalho deles, que foi classificado em primeiro lugar geral. Penso que a importância de conquistar essa primeira colocação é mostrar a força que a Educação Profissional e Tecnológica tem no país, como política pública efetiva e que dá resultados. Os nossos estudantes vivenciaram a tecnologia e a ciência em sua essência e tiveram contato com outros pesquisadores. Foi maravilhoso vê-los participar deste evento”, afirma Eduardo Kloc, um dos orientadores do “Facebike”.
A participação dos estudantes na 2ª Semana da Educação Profissional e Tecnológica foi viabilizada pela Diretoria Executiva do IFPR (DEX).
No vídeo abaixo, os discentes contam como foi a participação no evento.
Com formato inovador e tecnológico, a segunda edição do evento aconteceu durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. O encontro busca envolver todos os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, das redes estaduais, municipais, distrital e federal e dos Sistemas Nacionais de Aprendizagens (SNAs), com foco nos servidores, professores, Técnicos Administrativos em Educação, profissionais da educação, pesquisadores, imprensa, estudantes ingressantes no novo ensino médio e sociedade em geral. Saiba mais na página do evento.