Projetos do IFPR podem compor programação da SBPC Jovem – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Projetos do IFPR podem compor programação da SBPC Jovem

Chamada interna seleciona propostas de atividades do IFPR para apresentação na SBPC
Chamada interna seleciona propostas de atividades do IFPR para apresentação na Reunião Anual da SBPC

Foi publicada nesta quarta (12) a chamada interna que seleciona propostas de atividades do IFPR para apresentação na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A reunião será sediada em Curitiba pela Universidade Federal do Paraná, entre os dias 23 e 29 de julho.

As propostas selecionadas pela chamada vão compor a proposta institucional do IFPR para apresentação na SBPC Jovem, parte da programação da 75ª Reunião da SBPC que visa promover a divulgação científica e tecnológica de maneira diversa e inclusiva, de modo a contribuir com o processo de formação e aprendizado das crianças, adolescentes e jovens que participarem do evento.

Os interessados poderão encaminhar propostas que se enquadrem nas seguintes categorias: Exposição Interativa, Oficina, Roda de Conversa e Apresentação.

Dentre as atividades, poderão ser incluídas também a apresentação de protótipos, maquetes, produtos educacionais, jogos didáticos, atividades artístico-culturais de cunho científico, entre outros, desde que atendam aos objetivos da chamada.

As inscrições deverão ser realizadas em formulário online até o dia 03 de maio de 2023. A divulgação do resultado provisório será realizada no dia 04 de maio de 2023, por meio da página da Proeppi.

Sobre a 75ª reunião da SBPC

A 75ª SBPC será realizada entre os dias 23 e 29 de julho de 2023, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como tema: “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”.

Considerado o maior evento científico da América Latina, tem como objetivo reunir pesquisadores, estudantes, professores universitários, professores da rede de educação básica (fundamental e médio), profissionais diversos e cidadãos em geral, interessados em conhecer e discutir os resultados mais recentes da pesquisa científica, expor trabalhos científicos, debater as políticas de CT&I e propor metas estratégicas para o progresso da ciência no Brasil.

Como parte do evento, desde 1993 ocorre a SBPC Jovem, cujas atividades são destinadas a estudantes e professores da educação básica (fundamental, médio e técnico), e às pessoas amigas da ciência, com atrações para todas as idades. O objetivo é promover o contato de crianças e jovens com o conhecimento científico e com quem o produz, para despertar o interesse pela ciência, tecnologia e inovação.