Pronatec/IFPR certifica estudantes em Pinhais – Instituto Federal do Paraná

Pronatec/IFPR certifica estudantes em Pinhais

No dia  23 de agosto, os alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)/IFPR em Pinhais que participaram dos cursos de Auxiliar de Faturamento e Recepcionista  receberam seus certificados de conclusão de curso. A qualificação é resultado da parceria entre o município e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Os cursos aconteceram na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e tiveram como objetivo preparar os alunos para as atividades próprias da profissão.  Durante a formatura, o professor Paulo Yamamoto, diretor geral do IFPR em Pinhais, parabenizou os formandos e explicou da importância desses cursos de formação inicial e continuada (FIC). “Vocês estão sendo capacitados para áreas específicas e que necessitam de mão-de-obra, e isso irá contribuir bastante para a vida profissional de vocês, pois, aumentam as chances de ingressar no mercado de trabalho”, complementou.

Para Luiz de Souza, diretor do Departamento de Geração, Emprego e Renda do município de Pinhais, o momento é histórico, “são as primeiras turmas formadas pela parceria com o IFPR”. E destacou: “Essa parceria vem trazendo bons frutos. Estas são as primeiras turmas formadas e outras já estão na iminência de concluir o curso. Além disso, em breve as qualificações já estarão sendo realizados na nova sede do IFPR que está sendo construído no município”. Também estiveram presentes Renato Nascimento, professor do IFPR e Giane de Jesus, gerente da Agência do Trabalhador em Pinhais . Os formandos receberam os certificados e aproveitaram a confraternização junto com a família e amigos.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa do Governo Federal que amplia as vagas das redes estaduais de educação profissional. Neste momento estão em andamento a qualificação para Auxiliar de Crédito e Cobrança e para Comprador, que tem previsão de término em outubro. Estão com inscrições abertas os cursos de Auxiliar de Pessoal e Operador de Computador. Os cursos iniciam na segunda quinzena de setembro. Para se inscrever basta ter 15 anos completos e levar os documentos até a Agência do Trabalhador em Pinhais na Rua Dezenove de Novembro, 175 – Centro.

Os cursos ofertados pelo IFPR via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)  abrangem áreas diversas e têm 160 horas de duração. As turmas contam com, no máximo, 35 alunos e são realizadas em parceria com a Prefeitura de Pinhais. Os locais das aulas variam conforme a natureza do curso.  Em breve, o município passará a contar também com uma sede específica do Instituto Federal do Paraná em Pinhais,  no bairro Jardim Amélia. A previsão é de que as obras sejam finalizadas até o final de 2014.

Com informações da Prefeitura de Pinhais

Para saber mais sobre o Pronatec/IFPR acesse www.ifpr.edu.br/pronatec

Confira as fotos do evento