Proplan divulga publicação sobre cenário socioeconômico – Instituto Federal do Paraná

Proplan

Proplan divulga publicação sobre cenário socioeconômico

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) divulgou nesta sexta, dia 01 de novembro, o Observatório Regional do IFPR – Cenário Socioeconômico nº. 1 – OUT/NOV 2013 – Câmpus Pitanga. A ideia é disponibilizar informações que sejam úteis para subsidiar, por meio de estatísticas e demais análises técnicas, as ações estratégicas das unidades do Instituto Federal do Paraná. O projeto traz o cenário socioeconômico local e microrregional como um balizador que deverá auxiliar na elaboração de planos estratégicos, na previsão de cursos, no reposicionamento dos recursos financeiros e no trabalho colaborativo dos recursos humanos (administrativos e pedagógicos) da Instituição.

A publicação é uma excelente fonte de informações, que serão úteis para que o câmpus possa zelar pela responsabilidade do IFPR no desenvolvimento regional e no cumprimento da missão institucional. O Observatório Regional do IFPR – Cenário Socioeconômico terá periodicidade trimestral e é produzido pela Diretoria e Coordenação de Planejamento (Proplan).

A primeira edição trata do câmpus Pitanga, um dos sete anunciados para a terceira fase de implantação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Paraná.

O diretor Angelo Piassetta e o coordenador Gilmar José Hellmann explicam que após a divulgação da publicação, para dar continuidade ao trabalho realizado, será aplicado pelo professor Narciso Américo Franzin, diretor geral de Pitanga, um questionário de pesquisa socioeconômica (QPS), desenvolvido pela Proplan, com o intuito de atualizar e contextualizar e complementar os dados oficiais coletados nas cidades de abrangência. Segundo o Bruno Faraco, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, “o Observatório Regional do IFPR é um projeto permanente e estratégico, idealizado pela PROPLAN, o qual cumpre o seu papel intermediador entre a Reitoria, câmpus e demais setores do IFPR, profissionalizando as ferramentas de gestão e promovendo a participação, a transparência e a eficiência da Administração Pública”.