Quedas do Iguaçu conhece plano diretor da unidade educacional – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Quedas do Iguaçu conhece plano diretor da unidade educacional

Publicado em

Copiado!

A comunidade de Quedas do Iguaçu teve a oportunidade de conhecer nesta segunda, dia 10 de dezembro, o planejamento do Instituto Federal do Paraná para a unidade educacional a ser implantada no município a partir de 2014. As obras do primeiro bloco, administrativo e biblioteca, iniciam em 2013, já que Quedas do Iguaçu foi uma das 18 cidades contempladas pela concorrência 12/2012.

O professor Irineu Colombo, reitor do IFPR, enfatizou que a licitação já foi realizada e o contrato foi assinado. A previsão é de que a unidade atenda 600 alunos com cursos técnicos integrados ao ensino médio, ou seja, com disciplinas do núcleo comum e técnicas. A escolha dos cursos a ser implantados, conforme esclareceu o reitor Colombo, depende do diagnóstico das demandas do mundo do trabalho, da análise de fatores como empregabilidade e o interesse dos jovens alunos.

Entretanto, o IFPR já está em Quedas, por meio de cursos ofertados pelo EAD e também poderá intensificar a presença, com a oferta de cursos formação inicial e continuada de 160h ou 200h no Bolsa-formação Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

A unidade educacional terá uma coordenação local, mas estará relacionada administrativamente ao câmpus Cascavel, sob direção do professor Luiz Eckstein.

Cidadão honorário

No evento, o reitor do IFPR recebeu o título de cidadão honorário do município. A homenagem, uma indicação dos vereadores Claudemir Lima e Silvano Ribeiro, foi uma forma da cidade agradecer pela vinda do IFPR.

Segundo os vereadores, foi a força da comunidade, que se mobilizou para acolher a instituição e articulação política de empresários e autoridades locais que tornou o IFPR uma realidade para Quedas e região. Um dos fatos que comprova este apoio foi a conquista de um terreno de aproximadamente 97 mil m² para o IFPR, a partir de uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Araupel, que tornou possível a doação.

Os prefeitos Edson Prado (Jacaré) e Eugênio Bittencourt, respectivamente de Quedas do Iguaçu e Novas Laranjeiras, enfatizaram que a implantação do IFPR resultará em uma significativa ampliação do acesso à educação, pois há uma carência de instituição de ensino na região. Na análise dos dois prefeitos, a vinda da unidade educacional é a maior conquista da história do município e região.

Os diretores gerais dos câmpus e pró-reitores que participam da reunião do Colégio de Dirigentes, em Cascavel, acompanharam o evento.

Confira as fotos do evento no Facebook

 

Topo