Reflexões sobre “Mulheres na Ciência e no mundo do trabalho” marcam as comemorações de Dia da Mulher na Reitoria – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

Dia Internacional da Mulher é celebrado com palestra sobre mulheres na ciência e no trabalho

Nesta quarta-feira (8), na Reitoria do IFPR, foi realizado o evento “Mulheres na Ciência e no mundo do trabalho”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A programação foi organizada por um grupo multissetorial de servidoras do IFPR, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

A programação teve início às 9h, no Auditório da Reitoria. Na fala que abriu o evento, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Karina Bonilaure, destacou a necessidade de se abordar a presença da mulher no mundo do trabalho e na Ciência no contexto institucional.

“Em nosso quadro funcional, 54% dos servidores são homens; 46% são mulheres. Isso está muito próximo do retrato do mercado de trabalho. A gente sabe que para as mulheres é mais difícil ocupar os espaços do mundo do trabalho, especialmente o formal”, explica a pró-reitora. “A mensagem que é importante trazer nesse dia, como servidores da área de educação, é que a mulher precisa ser reconhecida nesse espaço. No nosso espaço de trabalho, na nossa fala, nos comentários que se faz em relação à mulher, especialmente neste espaço de formação, de educação contínua em que estamos”.

O reitor do IFPR também participou da abertura e reiterou a importância do tema discutido no evento.

“A temática hoje ela vem muito a calhar, a gente precisa garantir esses espaços na Ciência, no mundo do trabalho, para que a gente possa ter a inserção das mulheres. Para reverter um quadro imposto ao longo de milênios. Precisamos ampliar os espaços da mulher, ampliar os espaços de debate, as oportunidades e, em especial, respeito”, afirmou o reitor do IFPR, Odacir Antônio Zanatta.

Palestra e lançamento de livro

Durante a manhã, a atividade principal foi a palestra “Mulheres na Ciência e no mundo do trabalho”, ministrada pela professora Angélica Antonechen Colombo, do Campus Campo Largo. Angélica ministra a disciplina de Filosofia e também está ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, o ProfEPT. A íntegra da palestra pode ser conferida na transmissão realizada no Canal Conexão IFPR.

À tarde, foi realizado o lançamento do Manual de Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos do Instituto Federal do Paraná: Padrão ABNT.

A nova versão do manual foi desenvolvida pelas servidoras Evandra Campos Castro, Anauzira Silveira de Rezende Kurita, Bárbara Rocha Bittencourt Sallaberry, Maria do Amparo Cardoso, Maria Rosa Moraes Maximiano, Mônica Monte de Souza e Roseli Aparecida Silverio Della Giustina, representantes da equipe de profissionais da área de Biblioteconomia do IFPR.

A obra abrange todos os aspectos que devem ser observados por aqueles que desenvolvem trabalhos acadêmicos no IFPR, como pré-projetos e projetos de pesquisa, relatórios, resumos, trabalhos escolares ou de conclusão de curso, teses, dissertações e artigos.

As autoras destacam o cuidado em adaptar o conteúdo para a realidade do IFPR, em que estudantes de Ensino Médio e Técnico produzem trabalhos acadêmicos de diferentes naturezas.

“A ABNT fez novas publicações, atualizou as normas, e a gente precisava que o IFPR acompanhasse essa atualização. Então nós revisamos todas as normas que não tinham mais validade, atualizamos o material, e incluímos tópicos que não são abordados pela ABNT, como os resumos expandidos e alguns trabalhos mais didáticos de sala de aula, típicos da rotina dos nossos estudantes”, explica Bárbara Sallaberry, bibliotecária do Campus Curitiba.

O Manual traz também orientações quanto à referenciação de novas fontes de informação, como as redes sociais e também aplicativos de trocas de mensagens.