Reitor do IFPR é homenageado com a comenda “Tropeiro da Lapa” – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Reitor do IFPR é homenageado com a comenda “Tropeiro da Lapa”

Publicado em

Copiado!

O reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), professor Alipio Leal, foi homenageado com a comenda “Tropeiro da Lapa”, no sábado (20). O evento, que reuniu autoridades, familiares e amigos do reitor, foi realizado no histórico Theatro São João, na cidade da Lapa. A Comenda é uma homenagem a personalidades não nascidas na cidade, mas que contribuem com o município.

Criado em 2007, a comenda “Tropeiro da Lapa” é uma iniciativa do Instituto Histórico e Cultural da Lapa (IHCL). “O objetivo é enaltecer e valorizar as pessoas que contribuem com o desenvolvimento da cidade”, explicou a presidente do IHCL, Maria Inês Borges da Silveira. “É com enorme satisfação que entregamos essa homenagem ao Dr. Alipio, ele foi escolhido por unanimidade já que tem contribuído com a cultura e educação ao trazer oficinas profissionalizantes para a cidade; a formação do povo é o legado mais importante que podemos deixar”, parabenizou.

A presidente do IHCL também lembrou da atuação do IFPR na 4º Edição do Festival de Cinema da Lapa, em que a Instituição ministrou diversas oficinas e produziu um curta-metragem. “O reitor Alipio Leal também já anunciou a criação dos cursos de Restauro, Cinema e Teatro, para quando for concluída a implantação da unidade do Instituto Federal na Lapa”, afirmou. Maria Inês Borges da Silveira aproveitou a ocasião para anunciar que a a Lapa foi escolhida a Capital Brasileira da Cultura de 2011.

“A transformação da realidade é algo muito difícil, mas estamos vivendo um momento ímpar com a possibilidade de termos um Campus Avançado do IFPR na cidade. Estamos aqui para homenagear uma figura extraordinária, que não abandonou seus sonhos e tem um projeto para a educação pública”, reforçou o prefeito da Lapa, Paulo Cesar Fiates Furiatti. “Acho importante dizer também que na Lapa as homenagens são verdadeiras e com muita sinceridade, pois são entregues apenas uma vez ao ano a uma única pessoa”. O reitor Alipio Leal é o terceiro homenageado, antes dele a Comenda foi entregue, em 2008, ao fundador da Rede Paranaense de Comunicação, Francisco Cunha Pereira Filho, e em 2009 ao ex-secretário de Transportes, Osiris Stenghel Guimarães.

“A partir do momento que o IFPR foi convidado para participar do Festival de Cinema, nada mais fizemos do que cumprir nossa obrigação com a oferta dos cursos. Essa comenda nos honra muito; é um compromisso a mais que estamos assumindo”, declarou dizendo que estende a homenagem a toda equipe do Instituto Federal do Paraná. “Eu divido essa comenda com os meus colegas, mas também os convoco para que possamos estar presentes nesse município, para que possamos levar educação e cultura até às comunidades periféricas, só assim teremos desenvolvimento humano para alcançarmos o exercício pleno cidadania”, disse o reitor.

Durante a entrega da Comenda, o presidente do Conselho Deliberativo do IHCL, Luiz Carlos Borges da Silveira, aproveitou para lançar a 2ª edição do livro “Lapa, tropas e tropeiros” e fazer a entrega simbólica de exemplares a diversos patrocinadores presentes.

A solenidade contou com participação da Banda da Lapa, do músico Júlio Henrique Gomes, que tocou no piano o Hino Nacional Brasileiro, e da presidente da Academia de Poesia de Curitiba, Rosa Oliveira, que declamou o poema “Casa Onírica”.

Biografia

Alipio Leal foi aluno da Escola Técnica da UFPR em 1971. É bacharel em Direito e especialista em Didática do Ensino Superior. Leal foi vereador da Câmara Municipal de Curitiba entre 1983 e 1988 e consultor da Casa entre 1992 e 1993. Alipio Leal atuou como advogado, foi coordenador administrativo da Universidade Popular do Trabalho (1191), chefe de gabinete parlamentar e professor do Curso Paradigma, Associação Curitibana de Ensino e Suplevest. Iniciou sua carreira como professor da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná em 1981 e desde então se dedica à luta pela melhoria e democratização da educação pública. Leal foi eleito diretor da Escola Técnica por três gestões. Graças a sua gestão na ET-UFPR, a escola obteve reconhecimento nacional e foi escolhida para sediar a implantação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em dezembro de 2008. Alipio Santos Leal Neto foi eleito reitor do IFPR em 2010, com mandato até 2014. Seu principal objetivo no cargo é levar educação de qualidade a todo o Paraná.

Topo