Reitor do IFPR visita Instituições de Educação em Cuba – Instituto Federal do Paraná

Reitor do IFPR visita Instituições de Educação em Cuba

Com o objetivo de gerar oportunidades de cooperação científica e tecnológica com instituições de pesquisa e de educação profissionalizante de Cuba, o Reitor do IFPR, Alipio Leal,  e o Assessor de Relações Internacionais, Antonio Carlos Gondim, visitaram o país na última semana. Durante a visita, eles participaram de diversas reuniões com  autoridades dos ministérios cubanos.
Em Cuba o Ministério de Educação (MINED) é responsável pelas instituições de ensino fundamental, médio e profissional, enquanto que o Ministério de Educação Superior (MES) é responsável pelas instituições de ensino superior, inclusive tecnológico, e pela avaliação e acompanhamento dos sistemas de educação de Cuba.

Leal e Gondim participaram de reuniões de trabalho com a administração superior de diversas instituições universitárias de Cuba. Na Universidade de Havana – UH, a maior do país, com vários centros de excelência, os reitores se comprometeram em colocar as áreas acadêmicas em contato para desenvolverem projetos de cooperação conjunta.

No Instituto Superior Politécnico José Antonio Echevarria (ISPJAE/CUJAE), o mais conceituado na área tecnológica, os professores do IFPR foram convidados a apresentare trabalhos na Convención Científica de Ingenieria y Arquitectura (www.cciacuba.com), em Havana.

Na Universidade Agrária de Havana – UNAH –  e na Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos – UMCC, foram identificadas várias áreas nas quais poderão ser desenvolvidos projetos de cooperação científica, tecnológica e de mobilidade acadêmica. O Coordenador do evento internacional Universidad 2012 explicou ao Reitor Alipio detalhes deste congresso bianual sobre ensino superior que é considerado o maior encontro internacional sobre o tema.

Na reunião com o Coordenador do Projeto de Universalização do Ensino Superior de Cuba, o Reitor identificou diversos pontos comuns com o Projeto da Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológica mediante o qual foram criados os Institutos Federais brasileiros.

Para o Assessor de Relações Internacionais, Antonio Carlos Gondim, a cooperação científica e tecnológica entre o IFPR e instituições de Cuba podem ser desenvolvidas com vantagens recíprocas. “A parceria será saudável tanto para IFPR como para as Instituições Cubanas, em especial, porque poderemos desenvolver  projetos de intercâmbio envolvendo estudantes, professores e técnicos”, conta.

Ao término do encontro,  o Reitor do IFPR e o Diretor do Instituto de Ciências Animais de Cuba – ICA – agendaram para o mês de junho uma missão de professores do IFPR da área de agroecologia para elaborar com docentes cubanos um projeto de cooperação científica e tecnológica de interesses comuns.