Reitoria Itinerante será realizada no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Reitoria Itinerante será realizada no IFPR

No dia 29 de agosto, o Instituto Federal do Paraná inicia o projeto Reitoria Itinerante e Palmas receberá o piloto do projeto. A programação está sendo estruturada com apoio da equipe diretiva do Câmpus. A Reitoria Itinerante consiste em um conjunto de visitas regulares do reitor, pró-reitores e de demais integrantes da equipe da gestão nos câmpus. O intuito é aproximar a Reitoria da realidade das unidades, visando o melhor desenvolvimento das atividades do IFPR e fortalecendo a gestão democrática, proativa e resolutiva.

O IFPR está presente em 15 municípios no Paraná e até 2015 estará em 28 cidades. Neste cenário multicâmpus se faz essencial um projeto que possa aproximar a comunidade acadêmica do IFPR, espalhada em todo território do Estado do Paraná, das diretrizes, ações e projetos da gestão e que tem impacto direto no cotidiano das unidades. “Estimular o diálogo é essencial em qualquer organização, especialmente quando se trata de uma instituição de ensino e que tem dentre os seus propósitos a interiorização”, destaca o reitor Irineu Colombo.

O projeto já é desenvolvido por diferentes instituições de ensino: Universidade Federal Fluminense, Instituto Federal do Acre, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Roraima, Instituto Federal Catarinense, entre outras.

Programação

Embora a programação seja definida junto à direção do câmpus, há uma estrutura básica que será mantida em todo o projeto. O reitor Irineu Colombo irá interagir com os estudantes em sala de aula, dialogar com os servidores sobre consolidação do IFPR, indicadores de qualidade e ações estratégicas de cada pró-reitoria, além de divulgar os projetos em andamento. A expectativa é de que ainda em 2013, os câmpus de Foz do Iguaçu, Curitiba e Paranaguá recebam o projeto. O critério adotado para a seleção das unidades foi o número de alunos matriculados e a antiguidade dos câmpus.