Reitoria sedia o I Encontro de Comunicadores do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Campus Reitoria

Reitoria sedia o I Encontro de Comunicadores do IFPR

A Reitoria sedia, nos dias 17 e 18 de maio, o I Encontro de Comunicadores do IFPR. O evento, uma parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, tem como objetivo aperfeiçoar as ações de comunicação institucional realizadas no âmbito do IFPR, essenciais na construção e consolidação da imagem da instituição e para o exercício de sua função de promover e valorizar a educação profissional e tecnológica perante a sociedade parananense.

Como o Instituto Federal é multicâmpus, com 14 unidades espalhadas por todo o Paraná, é fundamental que cada uma delas tenha um representante para apoiar as ações de comunicação realizadas pela Coordenação de Comunicação e Eventos. Tendo em vista as peculiaridades de cada região e unidade do IFPR para realizar uma comunicação efetiva com a comunidade interna e externa é essencial conhecê-la, por isso, a representação dos câmpus é tão importante para as estratégias que estão sendo adotadas visando difundir os princípios e valores do IFPR.

No evento, serão debatidas as diretrizes que irão compor, futuramente, uma política de comunicação integrada para o IFPR, baseada nos preceitos da comunicação pública. O evento tem simultaneamente um caráter de capacitação e aperfeiçoamento dos servidores que já realizam as atividades relacionadas à Comunicação e Cerimonial na Reitoria e nos Câmpus e também de debates e planejamento para ações futuras. Dentre os temas abordados estão as diretrizes de Comunicação do IFPR, o projeto de novo site para o IFPR e câmpus, as outorgas e concessões de Rádio e Televisão, as Redes Sociais, um veículo de comunicação com os estudantes, Mostra de Cursos e Processo Seletivo, entre outros.

O I Encontro de Comunicadores do IFPR contou com a palestra do professor e jornalista Mario Messagi Jr. da Universidade Federal do Paraná. A palestra, sobre Comunicação Institucional e Internet, trouxe a experiência que o jornalista teve a frente da Assessoria de Comunicação da UFPR, inclusive na recente reformulação do site da universidade. Na tarde desta quinta-feira, dia 18, o reitor Irineu Mario Colombo irá falou aos comunicadores. Colombo enfatizou que para atender ao interesse público, o IFPR precisa realizar uma comunicação eficiente com a sociedade. “Para realizar uma comunicação eficiente é necessário que tenhamos a clareza de que a comunicação deve ser pública e institucional, ou seja, atender aos interesses do cidadão, em primeiro lugar, e da instituição e, não personalizada nos gestores. Além disso, comunicar bem não significa comunicar tudo. É importante identificar o que realmente é de interesse jornalístico”, comentou Colombo. O professor Gilson de Lima Moraes, ouvidor do IFPR, também compareceu ao evento para falar sobre a importância da Lei de Acesso à Informação e Comissão Própria de Avaliação.

Confira o álbum de fotos no Facebook