Reunião com Sindicato precedeu o Codir – Instituto Federal do Paraná

Reunião com Sindicato precedeu o Codir

O professor Irineu Colombo, reitor do IFPR, atendeu solicitação e recebeu o Conselho Estadual de Representantes e a Diretoria do Sindiedutec nesta segunda-feira, dia 06 de agosto. Na reunião desta manhã com o movimento sindical, o reitor reafirmou o compromisso com o diálogo e a gestão participativa, enfatizando a manutenção da negociação permanente nos pontos de pauta relacionados a melhoria das condições de trabalho dos servidores. O reitor também se mostrou aberto a inverter a ordem de discussão dos temas já pautados e a deliberar sobre uma nova metodologia para as reuniões de negociação com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná (Sindiedutec) em um próximo encontro, previsto para segunda quinzena de agosto. Estes encontros serão abertos para a participação de representantes de técnicos administrativos e estudantes.

Durante a reunião, o reitor afirmou fortemente o propósito de realizar reuniões com os servidores em todas as 14 unidades do Instituto para prestar esclarecimentos sobre as providências que estão sendo tomadas, o cenário e as implicações jurídicas das pautas.

Negociação é permanente

Desde o dia 16 de dezembro de 2011, a Reitoria realiza reuniões periódicas com o movimento sindical. Outras reuniões foram realizadas em 15 de fevereiro, 19 de março e 09 de julho. Desde dezembro do ano passado, as reuniões discutem, principalmente, 22 pontos de pauta relacionados a melhoria das condições de trabalho dos servidores. Dentre eles está o auxílio-transporte. Discussão que já está em andamento no Conselho Superior da instituição. A intenção da manutenção de reuniões periódicas é estreitar o relacionamento entre servidores e a gestão, mantendo um diálogo constante que propicie as melhores soluções para as demandas institucionais. As 22 pautas que estão sendo debatidas entre movimento sindical e a Reitoria são:

1) Auxílio transporte;

2) Atividade penosa – auxílio de fronteira;

3) Progressão DI/DIII;

4) Retirada do Sindicato do espaço do Câmpus;

5) Controle de frequência biométrico;

6) Rubrica de curso/concurso;

7) Validação de diplomas estrangeiros, sobretudo do Mercosul;

8) Regulações: CONSEPE, CONSAP, Regimento Geral;

9) Critérios para ausências e afastamentos, participações em eventos e progressão;

10) Políticas de formação continuada stricto sensu para docentes e técnicos administrativos;

11) Flexibilização da jornada de trabalho;

12) Novos projetos arquitetônicos, sala do servidor e grêmio;

13) Auditagem dos benefícios e auxílios;

14) Auxílio alimentação;

15) PRONATEC;

16) FIC;

17) Excesso de aulas além do previsto;

18) Consulta interna;

19) Estágio probatório;

20) Adicional noturno;

21) Liberação de servidor para exercer atividade sindical;

22) Documentos do CONSUP.

Confira as fotos da reunião