Sarandi deve receber campus do IFPR em 2012 – Instituto Federal do Paraná

Sarandi deve receber campus do IFPR em 2012

A cidade de Sarandi (a 12 quilômetros de Maringá) deve receber, no início de 2012, quatro cursos do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Nesta terça-feira (14), o prefeito Carlos Alberto de Paula Júnior (PDT), enviou mensagem à Câmara Municipal para a votação de um projeto que doa um terreno de 11 mil m2 no Jardim Ouro Verde II, onde deve ser construído o prédio da instituição.

“Posteriormente, serão doados outros 19 mil m2 de um terreno adjacente. O prédio deve ter aproximadamente 3 mil m2 e custaria cerca de R$ 4 milhões. A licitação e início das construções devem acontecer em 2011. Acreditamos que devem ser gerados 104 novos empregos, entre funcionários e professores”, afirma o prefeito.

Os cursos a serem implantados ainda não foram confirmados. De acordo com o reitor da instituição, Alípio Leal, a intenção é trazer dois cursos profissionalizantes de nível médio e duas graduações, sendo uma licenciatura e um curso na área tecnológica. “Eles só serão definitivamente acertados após discussões com a comunidade. É necessário ouvir todos para conhecer as necessidades da região”, afirma Leal.
Apesar do projeto de implantação já ter sido concluído, as sugestões ouvidas durante a audiência pública realizada na terça-feira, e também em reuniões com empresários de toda a região, devem ser incluídas na proposta. “Em fevereiro vamos apresentar o projeto completo ao ministro da Educação, Fernando Haddad. Como já existe um grande comprometimento político, acredito que será aprovado”, diz o reitor.
Conforme o prefeito de Paula, duas emendas para o projeto já foram incluídas no Orçamento da União de 2011. “Uma no valor de R$ 500 mil, do senador Osmar Dias (PDT), e outra de R$ 1 milhão do deputado federal Ricardo Barros (PP). Com a aprovação da proposta, creio que não será difícil conseguir o restante dos recursos”, ressalta o prefeito.
Conquista de toda a região
Segundo o prefeito Carlos de Paula, a conquista do campus do IFPR foi um clamor de todos os municípios da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) . ” A princípio, o instituto viria para Maringá, mas o prefeito Sílvio Barros (PP) abriu mão. A região concordou que Sarandi merecia uma instituição como essa”, fala de Paula.
Para o prefeito, o grande benefício do IFPR será a qualificação das pessoas e atração de indústrias. “Com mão-de-obra bem treinada, as empresas começam a se instalar na região. Sabemos que em todos os lugares onde existe institutos federais como este, acontece um desenvolvimento da cidade”, ressalta.
A instalação do IFPR deve trazer benefícios para toda a região, acredita assessor executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Gilberto Pavanelli. ” Estudantes de várias cidades poderão estudar em uma instituição pública e de qualidade. Com a atração das empresas, aumenta também o consumo por serviços e comércio, o que beneficia diretamente Maringá”, ressalta.
Fonte: Jornal O Diário