Semana Pedagógica do IFPR tem início nos câmpus – Instituto Federal do Paraná

Semana Pedagógica do IFPR tem início nos câmpus

Tiveram início nos primeiros dias de fevereiro as programações elaboradas pelos câmpus para a “Semana Pedagógica do IFPR”. Com o objetivo de promover integração e diálogo entre docentes, técnico administrativos e equipe diretiva, a ação consiste em um momento de planejamento e formação, a fim de fornecer ao corpo funcional toda a informação necessária ao bom andamento do ano letivo.

Em comum, algumas pautas tratadas pelos câmpus são apresentação do calendário acadêmico de 2013, reuniões para discussão da formação pedagógica de pessoas com necessidades especiais e planejamento de projetos de pesquisa e extensão. As aulas dos cursos presenciais do IFPR iniciam no dia 18 de fevereiro.

Informação e planejamento
No Câmpus Curitiba, a Semana Pedagógica inclui reuniões para tratar assuntos como a Mostra de Cursos, a Jornada Científica e demais eventos de 2013. Serão fornecidas informações prévias a respeito do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicos (SIGAA) e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne). Destacam-se as palestras “A transposição didática no ensino básico” e “Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais como ferramenta de apoio ao ensino”.

Sessão Solene integra programação
A programação da Semana Pedagógica de Foz do Iguaçu abrange, além das pautas comuns relacionadas ao início do ano letivo, dinâmicas de integração entre professores e técnico administrativos. O destaque fica para o quinta-feira (07), com a formatura das turmas dos cursos técnicos em Informática e Cozinha. O evento será realizado no auditório César Lattes, às 19h.

Atividades culturais
A programação do Câmpus Paranavaí conta com apresentações culturais e dinâmicas de grupo. Além das atividades de planejamento pedagógico e integração, o câmpus inseriu questões relacionadas ao GT-Pessoas e ao Comitê de Pesquisa e Extensão (Cope). Entre as demais atividades, destacam-se o mini-curso “Tela Mágica”, a palestra “Família e Educação” e o treinamento ao ar livre, realizado no Parque Estadual de Amaporã, para finalizar a Semana.

Inovação na educação
Entre as discussões da Semana no Câmpus Jacarezinho, destacam-se as metodologias frente às novas gerações de estudantes e a troca de experiências entre os docentes. Além desses, outros temas abordados foram: utilização das tecnologias de ensino, experiências positivas vivenciadas, interdisciplinaridade e novas propostas de trabalho. O encerramento aconteceu com uma palestra sobre a formação continuada dos profissionais da educação e a gestão escolar.