Semana Pedagógica inicia no Campus Paranaguá – Instituto Federal do Paraná

Semana Pedagógica inicia no Campus Paranaguá

Nesta segunda-feira, 27, teve início no campus Paranaguá do Instituto Federal do Paraná (IFPR) a Semana Pedagógica, que reuniu professores, técnico-administrativos, diretores e pró-reitores. O objetivo é discutir coletivamente a proposta pedagógica adotada pelo IFPR, como implementá-la de forma efetiva e avaliar os avanços e retrocessos que ocorreram na área nestes seis meses de atuação do Instituto.

Na abertura, o reitor Alipio Leal reforçou a escolha feita pela instituição quanto ao modelo pedagógico. “Nós vamos trabalhar por áreas de conhecimento, as tão faladas disciplinas já não nos servem mais. No IFPR nós não vamos repetir o formato de trabalho do século XIX, porque estamos no XXI, na era do conhecimento, da ciência e da tecnologia”, ressalta.

O reitor afirmou que o Campus de Paranaguá já é referência nacional pelo trabalho que desenvolve com a comunidade acadêmica. “O trabalho feito aqui no litoral vai servir de base para todos os campi do IFPR”, diz. Leal destacou, também, que o objetivo com esta nova metodologia de trabalho é formar cidadãos que tenham capacidade de se adequar às mudanças da sociedade e do mercado.

Após a fala, o reitor abriu o debate para os presentes, para que expusessem dúvidas, críticas e avaliações. O professor de aquicultura Cláudio Natividade afirmou em nome dos docentes que o trabalho continuará sendo feito da melhor maneira possível.“No que depender dos professores o campus de Paranaguá vai ser referência de ensino em todo o Brasil”, afirmou. Já o professor de história Ezequiel Westphal parabenizou a iniciativa da reitoria em abrir o debate sobre a escolha pedagógica do IFPR e listou os inúmeros projetos que vem sendo desenvolvidos no campus.

No final do encontro, a Diretora de Relações Estudantis, Cristiane Ribeiro da Silva, falou sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil. “Temos que fazer um levantamento do perfil dos estudantes aqui do litoral e assim que o recurso for liberado poderemos traçar uma estratégia de assistência para esse público”, explica. A segunda-feira, contou, ainda, com uma reunião dos pró-reitores, que aproveitaram o encontro em Paranaguá para debater o andamento de projetos para o local.