Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação começa com palestra e apresentação cultural – Instituto Federal do Paraná

Começou na noite desta terça-feira (4) o I Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR. O evento, que segue até quinta (6), tem o objetivo de integrar os estudantes de todos os câmpus e também criar um espaço para a apresentação dos diferentes projetos desenvolvidos no Instituto. O Coral do Câmpus Paranaguá abriu as atividades. Logo depois, professores, técnicos administrativos e estudantes de diversos câmpus do Instituto assistiram à palestra do professor Dr. Eloy Fassi Casagrande Junior, que abordou o tema “Inovação e Sustentabilidade”.

Para o professor Adriano William da Silva, diretor de Ensino do Câmpus Curitiba, o evento deve marcar o início de outros encontros desta natureza: “Que possamos sempre mostrar que aqui no IFPR nós desenvolvemos atividades de pesquisa e também de extensão”. “Ouvimos dizer que pesquisa é algo para doutores e mestres, que pesquisa não se faz no ensino técnico; no entanto, a postura observativa é algo nato no ser humano e a nossa instituição pode possibilitar uma mudança na sociedade, que acreditamos seja possível por meio da Educação e da Ciência”, afirmou, durante a cerimônia de abertura.

De acordo com o professor Silvestre Labiak Junior, pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, o IFPR, é, por essência, extensionista. Segundo ele, justamente por este caráter, no primeiro evento que discute a Extensão, Pesquisa e Inovação, foi contabiliza a inscrição de mais de 290 trabalhos e, logo na abertura, efetuadas mais de 300 inscrições.

“Já somos uma instituição muito grande, com 14 câmpus em todo o Paraná e chegaremos a 28 câmpus: isso nos dará ainda mais respaldo para produzirmos e compartilharmos conhecimento”, comentou. “Tenho certeza que o IFPR fará toda a diferença para o Paraná. “A extensão aqui é muito voltada às relações e ao desenvolvimento social, exatamente o que a nossa sociedade precisa; temos pesquisa de primeira qualidade e trabalhos inovadores no Ensino Médio, Técnico e Superior; é com base nisso que estamos construindo esta instituição forte e guerreira e isso só está sendo possível com a participação dos servidores e estudantes e também da comunidade”, afirmou.

O reitor do IFPR, professor Irineu Mario Colombo, foi representado na solenidade pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Neide Alves.

Local
O I Sepin está sendo realizado nas dependências da Unidade João Negrão do Câmpus Curitiba (Rua João Negrão, 1285, Bairro Rebouças).

Fotos
Mais fotos da abertura do evento estão disponíveis na página do IFPR no Facebook.

Confira a programação para os próximos dias do I Sepin.

Confira os horários das apresentações de comunicação oral.

Acesse a página do I Sepin.