Seminário deve fortalecer cooperação entre instituições de EPT de Portugal e do Brasil – Instituto Federal do Paraná

Internacional

Imagem da bandeira do Brasil ao lado da de Portugal.
Em 2012, encontro semelhante deu início a muitas parcerias bilaterais. Passados dez anos, o momento é o de avaliar resultados e definir novas agendas estratégicas de cooperação.

Está sendo realizado de segunda (4) a sexta-feira (8) na cidade de Bragança, em Portugal, o I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior. O evento tem o objetivo de revisitar e incentivar a cooperação internacional entre as instituições de educação de Portugal e do Brasil.

O evento é sediado pelo Instituto Politécnico de Bragança, com o apoio e organização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

O seminário reúne gestores das redes portuguesas e brasileiras de educação profissional, científica e tecnológica.

O IFPR é representado pelo reitor, Odacir Antonio Zanatta, e pelo assessor de Relações Internacionais, Cleber Fernando Serafim.

Estudantes de Agronomia do Campus Palmas do IFPR, que realizam mobilidade de um ano em Portugal, cursando, em 2022, Engenharia Agronômica no IPB, encontraram-se com o reitor Odacir Antonio Zanatta. Atualmente, mais de 20 estudantes do IFPR estudam no IPB.

Cooperação internacional

O encontro propõe avaliar os resultados e definir novas agendas estratégicas de cooperação, considerando as missões e visões comuns a estas instituições.

“O Seminário vai permitir o intercâmbio de boas práticas entre os dois países que são referência em educação profissional. Além disso, há uma expectativa para que possamos fortalecer a imagem da Rede e aproximar nossas instituições aos programas de financiamento da União Europeia, a exemplo da Erasmus+, https://erasmus-plus.ec.europa.eu/ que vai destinar 30% de seu investimento para instituições da América Latina”, avalia Ana Carolina Oliveira, assessora internacional do Conif.

Assessores internacionais de IF’s participam do encontro.

País parceiro

Portugal é o país com o qual as instituições da Rede Federal mais cooperam: atualmente há 126 acordos assinados entre instituições brasileiras e portuguesas.

Com relação à dupla diplomação, pelo menos 16 instituições da Rede Federal têm acordos com institutos politécnicos portugueses em áreas como Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Civil e Administração.

O IFPR, por exemplo, já possui acordo com o Instituto Politécnico de Bragança:

Temas

O I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior pretende abordar temáticas que distinguem positivamente as instituições, como, por exemplo, a Mobilidade e Dupla Diplomação, a Inovação Formativa, os Processos de Cocriação e o Empreendedorismo.

Programação

A programação inclui palestras, mesas redondas e workshops com as seguintes temáticas e objetivos:

• Experiências e desafios da inovação formativa;
  • Contatos entre gabinetes de relações internacionais;
  • Como desenhar uma dupla diplomação?;
  • Contatos entre gabinetes de empreendedorismo.

A agenda conta ainda com uma reunião conjunta CCISP-Conif, envolvendo os presidentes dos institutos politécnicos e os dirigentes das instituições da Rede Federal.

Transmissão

O evento é transmitido ao vivo pelo Instituto Politécnico de Bragança.

Com informações do Conif e do IFBA e do SemLB.