Apresentação

IV SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO SE²PIN/IFPR

“Irradiando Ciência, Tecnologia e Cultura

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, uma iniciativa global que pretende destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida das pessoas, e no desenvolvimento da sociedade. Foi nesse contexto que o Instituto Federal do Paraná (IFPR) promoveu o IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (SE²PIN), cuja temática Irradiando Ciência, Tecnologia e Cultura busca expressar o engajamento de nossa Instituição à produção e disseminação dos conhecimentos para o desenvolvimento social.
O SE²PIN é um evento que vem se consolidando na história do IFPR. A cada ano percebemos que os trabalhos estão mais qualificados, demonstrando a dedicação dos(as) nossos(as) estudantes e servidores(as) e a maturidade acadêmica adquirida nessa fantástica experiência que é a articulação entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação. O SE²PIN renova-se diante dessas diferentes perspectivas, “ganha vida” e se fortalece nas comunidades interna e externa, tornando-se uma referência nos debates e na divulgação das produções científicas e tecnológicas.
A abordagem desse tema é um convite à seguinte reflexão: a disseminação da ciência, tecnologia e cultura precisa ocorrer também em benefício do desenvolvimento local. Por exemplo, mesmo diante dos avanços tecnológicos associados à luz, cerca de um terço da população mundial ainda não possui acesso à eletricidade. Nesse sentido, o IFPR enfatiza que é nosso compromisso realizar pesquisas e ações de extensão que desenvolvam técnicas e também apresentem soluções para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Esta é uma das mensagens do IV SE²PIN.
De maneira especial, o IV SE²PIN – Irradiando Ciência, Tecnologia e Cultura traz uma importante mensagem nesta edição: apregoar o respeito aos povos ao lembrar da importância do mundo árabe e muçulmano para o desenvolvimento da ciência e da cultura, e celebrar também mil anos do “Livro da Óptica”, de Al Haytham. Isso nos faz refletir sobre a realidade que nos cerca, sobre o respeito que devemos ter ao próximo e às diferenças e, sobretudo, a valorização às diversidades. Cumpre ressaltar que nossa Instituição possui o compromisso com a inclusão, eliminando qualquer forma de preconceito e discriminação.
Nesse contexto de celebração e, sobretudo, de reflexão, tivemos mais de 400 trabalhos acadêmicos divulgados no evento. Toda essa interação deu-se em um ambiente de estímulo à troca de experiências entre estudantes e servidores(as) de todos os campi do IFPR, demonstrando que a ciência e a tecnologia são capazes de aproximar as pessoas e as culturas. Além disso, uma programação cultural ofereceu uma bela visão do material artístico presente em nossa instituição.
A quarta edição do SE2PIN foi espaço para compartilhar vivências científicas, culturais e pedagógicas e, ao mesmo tempo, conhecer a identidade do litoral paranaense e a integração entre o campus e a comunidade.